Professores, gestores e alunos são mobilizados para ambientalização de escolas

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar em torno de 100 professores, gestores e alunos para realização de mudanças institucionais em direção ao enfrentamento dos problemas socioambientais, o Projeto Escola Verde esteve desenvolvendo ações em quatro escolas públicas do Vale do São Francisco.

As atividades foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Marília Cavalcanti, Waneska Eduarda, Lícia Lopes, Giovanni Goulart, Wallace Macedo, André Moraes, Jeise Jatobá, Ítalo Amorim e Giovânia Sá, além de outros alunos do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interidisciplinar. E consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e adesivos em locais estratégicos das escolas e distribuição de material informativo entre os presentes.

Parte das ações ocorreram em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

Escolas mobilizadas

No dia 26/11/2015 aproximadamente 30 professores e gestores da Escola Pe. Luiz Cassiano, localizada em Petrolina-PE, foram sensibilizados sobre a importância e necessidade da escola desenvolver ações e mudanças para incorporar às questões socioambienais em suas estruturas administrativas, físico-estruturais e pedagógicas.

De acordo com a Prof de Inglês, Maria Rosimar Rodrigues, a atividades “me deixou curiosa. Vou pesquisar sobre o assunto. Adoro esse tema do meio-ambiente e nem sempre os alunos tem consciência que é o seu ambiente, e por isso não zelam adequadamente”, argumentou.

A equipe do PEV também esteve desenvolvendo ações de apresentação do Projeto e sensibilização junto a gestora e professores da Escola Jutahy Magalhães, Localizada em Juazeiro-BA, no dia 20/11.

Dia 20/11 em torno de 20 estudantes e professores da Escola Pacífico da Luz (Petrolina-PE) foram mobilizados pelo PEV para afixação de Adesivos de sensibilização sobre várias questões socioambientais, como economia de água e energia, promoção da coleta seletiva e cuidados de higiene do meio ambiente.

Já no dia 12/11 foi a vez da Escola Joaquim André receber a visita da equipe do PEV para desenvolvimento de atividade de ambientalização da escola, oportunidade em que cerca de 20 professores de diferentes áreas e disciplinar refletiram e discutiram sobre a incorporação das temáticas socioambientais em suas atividades cotidianas.

Confira algumas imagens: