Recursos hídricos e energia solar são temas debatidos pelo PEV

Importância e cuidados com os recursos hídricos, bem como o uso da energia solar, foram temas desenvolvidos pelo Projeto Escola Verde em quatro escolas públicas da região do Vale do São Francisco. As atividades mobilizaram em torno de 150 alunos e professores.

Participaram das ações os integrantes do PEV Ricardo Fonseca, Matheus Henrique, Ana Quezia, Yandra Mota e Neemias Silva, além dos integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, Arquimedes Gama, Arllei Martins, Andrews Mascarenhas, Filipe Campos, Tayná Góes e Teodoro Gomes.

Escolas mobilizadas

Na quinta-feira (19/11/2015) a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações de sensibilização sobre a crise dos recursos hídricos junto a cerca de 40 alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Joca de Souza, localizada em Juazeiro-BA.

De acordo com a aluna Cristina Gomes “gostei bastante, foram muitas novidades. Gostaria de mais visitas para reforçar a questão ambiental”, defendeu.

Para a Prof.ª Leila Sena, a atividade foi “educativa e trouxe vários conhecimentos aos alunos principalmente quanto a economia da água e preservação do meio ambiente”, observou.

Dia 12/11 foi a vez da atividade sobre os recursos hídricos ocorrer na Escola Antonílio da França Cardoso, localizada em Juazeiro-BA. Em torno de 70 professores e alunos participaram.

No dia 12/11, ocorreram atividades para o desenvolvimento de experimentos com o uso da energia solar, no Colégio Rui Barbosa também localizado em Juazeiro. A primeira etapa foi através de reunião com a Profa Maria de Fátima que apresentou um experimento de um Fogão Solar, desenvolvido pelos alunos da escola na última Feira de Ciências. A segunda etapa foi realizada no Laboratório de Engenharia Elétrica, com o grupo de Fontes Alternativas de Energia do Vale do São Francisco (GFALE VALE), a fim de discutir forma de aprimorar o experimento inicial dos estudantes secundaristas e analisar possíveis aplicações nas atividades do Projeto Escola Verde.

No mesmo dia 12/11 a equipe de Recursos Hídricos do PEV desenvolveu atividades no Colégio Lomanto Júnior, com cerca de 40 alunos e professores.

Conforme declarou a aluna Maria Vitória (14 anos), a atividade “foi muito educativa. O mundo precisa saber que é preciso preservar, porque a água é um elemento muito importante. Água é vida”, finalizou.

Confira algumas imagens: