Alunos e professores realizam Visitas técnicas

Ver de perto, tocar com as mãos, sentir o cheiro e o sabor, conhecer in loco< as experiências das instituições, bem como animais e plantas da Caatinga, foram algumas das atividades desenvolvidas por cerca de 120 alunos e professores de três escolas públicas mobilizadas pelo Projeto Escola Verde, através de visitas técnicas à instituições socioambientais da região. As visitas técnicas foram realizadas a fim de experienciar parte dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, despertar o senso de responsabilidade e compromisso ambiental, além estimular os alunos para a vida acadêmica e a pesquisa científica. Foram visitados o Centro de Manejo da Fauna da Caatinga (CEMAFAUNA), o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Participaram das ações os integrantes do PEV, Ângelo Sena, Edina Oliveira, Maria Gama, Ítalo Amorim e Uana Paes. Escolas visitantes

No dia 18/11/2015 a equipe do PEV esteve mobilizando cerca de 50 alunos e professores da Escola Nossa Senhora das Grotas, localizada em Juazeiro-BA, para visita técnica ao CEMAFAUNA. Os visitantes participaram de palestra, tiveram contato com uma serpente viva e visitaram o Museu da Fauna da Caatinga.

De acordo com a aluna Ana Luiza (8 anos), a atividade foi importante “porque ensinou a gostar da Jiboia e eu achei muito importante saber que tem cobras que são venenosas e outras que no são”, explicou.
Para a Professora Rejane Silva, “além da parte lúdica da visita junto com a palestra e a interação das crianças com os animais, pudemos mostrar para eles o real perigo da extinção dos animais e fazê-los compreender que todos os animais na natureza tem sua função, desde uma formiga a um elefante”, argumentou.

Dia 13/11 foi a vez de aproximadamente 30 alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Pacífico da Luz, localizada em Petrolina-PE, participar de uma visita técnica ao CRAD, oportunidade em que conheceram a Xiloteca, a Câmara fria onde são estocadas milhões de sementes da Caatinga, os viveiros de produção de mudas de espécies nativas, o Herbário e laboratórios.

Também dia 11/11, em torno de 40 alunos e professores da Escola Gercino Coelho (Petrolina) participaram de visita técnica à Embrapa Semiárido, ocasião em que conheceram laboratórios de Ecologia e Agroambiental, além de experimentos de produção de vegetais como manga, uva e gira-sol.

Confira algumas imagens: