Coleta seletiva mobiliza professores e alunos

A coleta seletiva dos rejeitos sólidos é uma importante ação socioambiental tendo em vista diminuir a poluição do solo, da água, do ar e visual, reduzir o consumismo dos recursos naturais, possibilitar a reciclagem e economia financeira, além de um ato de cidadania e respeito à coletividade, também possibilita uma fonte de renda para os catadores de materiais. Além de quanto praticada na escola ser uma importante ferramenta socioeducativa com impacto direto na escola e junto às famílias dos alunos.

Visando colaborar com este desafio institucional, o Projeto Escola Verde esteve desenvolvendo atividades de promoção da coleta seletiva em quatro escola públicas da região do Vale do São Francisco. Aproximadamente 280 alunos e professores foram sensibilizados diretamente com as atividades.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos da escola, distribuição de material informativo e exercícios práticos de coleta seletiva. Participaram das atividades os integrantes do PEV e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, Maria Raquel, Maria Gama, Ítalo Amorim, Neemias Silva, Jordy Daniel, Júlia Matosx e Alisson Fagner.

Escolas mobilizadas

No dia 13/11/2015 a equipe de coleta seletiva do PEV esteve desenvolvendo ações na Escola Dr. Pacífico da Luz, localizada em Petrolina-PE. Na oportunidade cerca de 30 alunos e professores do 1º Ano do Ensino Médio refletiram sobre a importância da coleta seletiva e da reciclagem na atualidade.

Dia 12/11 a Escola São Domingos Sávio (Petrolina) recebeu a visita do PEV, ocasião em que em torno de 180 alunos e professores participaram, em vários momentos, de atividades de promoção da coleta seletiva na escola, nas residência e comunidade.

A equipe do PEV também esteve mobilizando aproximadamente 20 alunos e professores do 3º ano da Escola Municipal Ludgero de Souza Costa, localizada em Juazeiro-BA, no dia 11/11, para a prática da coleta seletiva como um hábito cotidiano.

Para a aluna, Vitória dos Santos Silva, a atividade “foi muito boa porque aprendi sobre a coleta seletiva. Gostaria de ter mais palestras com o PEV”, comentou.

Já no dia 09/11 ocorreram ações de coleta seletiva no Colégio Estadual Helena Celestino (Juazeiro-BA) com a participação de cerca de 50 alunos e professores do 5º e 6º anos.

Confira algumas imagens: