Saúde ambiental sensibiliza alunos e professores

Cuidados com os agrotóxicos, hábitos saudáveis de alimentação, higiene do meio ambiente e prevenção de Zoonoses, foram alguns dos temas abordados nas atividades de Saúde Ambiental do PEV. As ações contaram com a participação de aproximadamente 380 alunos e professores de cinco escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

As atividades consistiram em exibição de videos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de panfletos sobre as temáticas. Participaram os integrantes do PEV, Alanna Coelho, do curso de Medicina, Ângelo Sena, de Medicina Veterinária, Yandra Mota, Matehus Henrique e Gabriela Rocha, de Engenharia Agrícola e Ambiental, Ana Quezia, de Engenharia da Computação, e Rafael Santos, de Engenharia Agronômica.

Escolas mobilizadas

Nesta quarta-feira (18/11/2015) a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações de saúde ambiental na Escola João Batista dos Santos, localizada em Petrolina-PE. Na oportunidade cerca de 30 alunos e professores do 8º ano foram sensibilizados sobre a importância da alimentação saudável para a qualidade de vida.

No dia 17/11 o PEV esteve desenvolvendo ações na Escola João Barracão (Petrolina-PE), ocasião em que aproximadamente 30 alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do turno da noite, refletiram sobre a necessidades dos cuidados com a limpeza do meio ambiente e com as diferentes forma de poluição, para a saúde individual e coletiva.

Em torno de 50 alunos e professores da mesma escola também estiveram reunidos, no dia 12/11, para debaterem os perigos e cuidados necessários com os Agrotóxicos, tão comuns na região do Vale do São Francisco. Muitos alunos e seus familiares são agricultores e lidam quase que diariamente com este perigosos produtos.

A equipe do PEV também esteve reunida com cerca de 120 alunos e professores do 1º ao 5º anos da Escola Joca de Souza, localizada em Juazeiro-BA, para atividades sobre zoonoses, prevenção necessária, principais doenças e agentes etiológicos, sintomas e cuidados com os animais de estimação.

De acordo com o aluno Frederico Santos (10 anos) “eu gostei porque aprendi sobre os cachorros e que a raiva pode matar”, comentou satisfeito.

Dia 12/11 foi a vez da Escola Antonílio da França Cardoso (Juazeiro-BA) também receber a visita do PEV para tratar dos problemas e cuidados com os agrotóxicos. Em torno de 70 alunos e professores participaram da mobilização.

No dia 07/11 cerca de 40 alunos e professores da mesma escola também estiveram reunidos para sensibilização sobre os perigos das Zoonoses.

Já no dia 06/11 a equipe do PEV esteve mobilizando em torno de 60 alunos e professores da Escola Jornalista João Ferreira Gomes (Petrolina-PE), ocasião em que foram abordados temas relacionados ao uso dos agrotóxicos com alunos de várias turmas do 3º ano do Ensino Médio da escola.

Confira algumas imagens: