Professores e alunos são sensibilizados para ambientalização da escola

Realizar mudanças institucionais, pedagógicas, curriculares, administrativas e até mesmo físico-estrutural para incorporar as preocupações socioambientais são necessidades urgentes das instituições de ensino. Visando sensibilizar as comunidades escolares para iniciarem o quanto antes esta difícil e permanente caminhada, o Projeto Escola Verde esteve mobilizando em torno de 200 professores e alunos de cinco escolas públicas do Vale do São Francisco.

A tarefa consistiu em demostrar que as escolas precisam realizar mudanças pedagógicas que possibilitem a interdisciplinaridade e continuidade da temática ambiental, mudanças físico-estruturais para reaproveitamento da água e da luz natural, desenvolver hortas e arborização dos espaços, promover a coleta seletiva, e contextualizar à realidade socioambiental local dos os ensinamentos. As ações foram desenvolvidas através de exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo entre os presentes.

Dentre os temas trabalhados destaque para a aplicação da Lei da Educação Ambiental (9.795), a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), a necessidade de formação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA), a importância de reformular os Currículos e os Projeto Pedagógicos das Escolas para incorporar a questão ambiental de forma continuada e interdisciplinar, a possibilidade da escola participar do Programa Dinheiro Direto na Escola Sustentável (PDDE-S), e a importância de se observar as recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) sobre o tema transversal Meio Ambiente.

A atividade de Ambientalização também é estratégica para que a escola continue a desenvolver as ações de Educação Ambiental mesmo depois que a equipe do PEV não estiver mais atuando na escola, garantindo a sustentabilidade das ações.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Marília Cavalcanti, Waneska Eduarda, Alexandre Menezes, Elias Damasceno, Wendel Santos, José Maceno Júnior, Maria Raquel, Maria Gama e Neemias Silva.

Escolas mobilizadas

Nesta quarta-feira (21/10/2015) o PEV esteve desenvolvendo atividades de ambientalização com os professores e gestores da Escola Lomanto Júnior, localizada em Juazeiro-BA. Na ocasião, cerca de 20 professores e gestores analisaram as ações necessárias para as mudanças socioambientais que a escola necessita.

No dia 09/10 a equipe do PEV esteve realizando atividades na Escola Agostinho Muniz, localizada em Juazeiro-BA, ocasião em que professores e gestores refletiram sobre a importância das mudanças que a escola necessita realizar em suas estruturas e práticas pedagógicas em direção às questões socioambientais vivenciadas.

Outra instituição visitada pelo PEV foi a Escola Pacífico da Luz, localizada em Petrolina-PE, no dia 05/10. Na oportunidade professores e gestores tiraram dúvidas sobre o PEV e foram planejadas algumas atividades do projeto para os próximos meses.

Também o Instituto Federal da Bahia (IF-BA), localizado em Juazeiro, recebeu a visita do PEV, no dia 01/10, durante a realização do I Seminário de Educação Ambiental da instituição. Durante o evento, os presentes se mostraram bastante interessados em desenvolver o Projeto e suas ações.

Na opinião, da aluna Núbia de Sousa Leite a atividade “foi bastante significativa. A proposta do projeto é interessante, e seria bom vocês trazerem o projeto aqui para o nosso campus”, defendeu.

No dia 25/09, foi a vez de alunos e professores da Escola Prof Simão Amorim Durando, Petrolina, participarem de atividades de sensibilização sobre a escassez dos recursos hídricos e a importância da escola e de todas as pessoas desenvolverem hábitos de economia e uso racional da água. Participaram alunos e professores do 7° e 8° anos.

Confira algumas imagens: