COMPOSTAGEM

A compostagem é o processo de decomposição natural dos resíduos orgânicos e sua transformação em adubo para as plantas, que pode ser feita em casa, escola ou local de trabalho.

Os resíduos orgânicos produzidos nas residências são pouco reutilizados no Brasil e a maioria segue para os aterros sanitários e lixões. Pensando nisso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram atividades de educação ambiental com temática sobre Compostagem para sensibilização de alunos e professores em três escolas da região do Vale do São Francisco.

Participaram das ações cerca de 90 pessoas, entre alunos, professores e os membros do PEV, Luiz Gustavo, Edimário Neres, Caroline Lamenha, Brunara Evely, Roberto Fábio, Larissa Vieira, Adzamara Rejane e Sara Pereira.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 19/11/2019 as atividades foram realizadas com abordagem sobre os conceitos de sustentabilidade e compostagem com alunos do 4º ano do Ensino Médio, da Escola Municipal Ariano Suassuna, localizada em Petrolina (PE). A atividade foi interativa e contou com a apresentação de exemplos simples e práticos do dia a dia, abordando conceitos de alimentação consciente, atividades sustentáveis, direcionamento do lixo e compostagem.

Dia 11/11 as atividades foram realizadas com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, localizada em Juazeiro (BA) e contaram com a apresentação de um vídeo sobre alimentação e logo em seguida, uma palestra com temática voltada para compostagem, mostrando as formas de reaproveitamento dos resíduos.

Everton Silva, aluno da escola comentou que “foi muito bom conhecer a compostagem e o bem que ela faz as plantas”.

Também foi realizada uma palestra sobre compostagem na Escola Professora Julia Elisa, localizada em Petrolina (PE), no dia 08/11. A ação contou com tradutor de libras, promovendo inclusão e debateu noções de sustentabilidade, importância e relevância para sociedade e o processo de compostagem.

Por Letícia Duarte
Categoria: Compostagem