COMPOSTAGEM COMO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Boa parte do lixo produzido nas residências são orgânicos e promover alternativas que reutilizem esses resíduos pode diminuir bastante a quantidade de restos de alimentos destinados aos lixões e aterros sanitários, capazes de aumentar a população de insetos, ratos e microrganismos potencialmente nocivos à saúde humana.

O uso de composteiras domésticas pode ser uma boa alternativa, higiênica e econômica para destinação correta dos resíduos orgânicos. Elas transformam o material orgânico em húmus e contribuem para um ambiente mais saudável, evitando que os resíduos sejam misturados com outros lixos e contaminem solos, lençóis freáticos e a atmosfera.

O húmus produzido nas composteiras é resultado da ação de microrganismos como bactérias e fungos e tem como produto final um adubo composto para plantas, rico em micronutrientes e macronutrientes, sem cheiro, com textura macia, capaz de repor minerais no solo.

Nesse sentido, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram no dia 22/11/2019 uma oficina para o desenvolvimento de composteiras domésticas no Assentamento Terra da Liberdade, localizado em Petrolina (PE). Os moradores puderam participar ativamente de todo processo, inclusive no fornecimento do material orgânico selecionado nas residências.

A atividade contou com a participação de cerca de 10 pessoas, entre moradores locais e os integrantes do PEV, Profº Antônio Filho, do colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental, Jeonan Cunha e Clayton Amorim.

Por Letícia Duarte
Categoria: Compostagem