PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A arte possui um papel muito relevante na formação educacional dos alunos, sendo possível através dela inserir assuntos complexos de forma lúdica com uma maior aceitação, além de desenvolver no indivíduo a sensibilidade e a criatividade.

Buscando disseminar práticas artísticas para abordagem de temas ambientais, o Programa Escola Verde (PEV) realizou ações de Arte Ambiental em duas escolas públicas da região Nordeste, impactando aproximadamente 100 alunos.

As atividades consistiram em uma breve introdução do tema, onde foram discutidas ações do projeto, depois foram mostradas algumas obras que são utilizadas na mediação do ensino, explicando no decorrer da apresentação características do bioma Caatinga.

Logo após foi desenvolvida a parte prática com pinturas de animais nativos da região, mostrando sua importância ecológica e social. As oficinas foram concluídas com a limpeza e organização das salas e materiais, despertando nos alunos o senso de trabalho em grupo, organização e obrigações.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Luciana Alves, Ricardo Castro e Ariel Farfan.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 22/11/19 a instituição movimentada foi a Escola Misael Aguilar Silva, em Juazeiro-BA, onde foi desenvolvida a pintura com desenhos de animais da caatinga, com a participação de 45 alunos.

Já no dia 05/11 foi a vez da Escola Francisca Aurora dos Santos, em Salgueiro-PE, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), 50 alunos realizaram atividades de pintura sobre temas ambientais.

Por Paloma Cristina
Categoria: Arte Ambiental