ÓLEO REUTILIZADO NA FABRICAÇÃO DE SABÃO

O descarte incorreto do óleo de cozinha pode causar contaminação do solo, dos mananciais aquáticos e da atmosfera; além de ser o principal responsável por entupimento da rede de esgoto das cidades quando descartado na pia da cozinha. Por esse motivo é necessário promover a coleta seletiva e buscar por alternativas que reutilizem esse material, inclusive na transformação do óleo em sabão.

É importante a sensibilização para reciclagem deste tipo de resíduo e a coleta seletiva do óleo pode ser feita de forma fácil em casas, lanchonetes e restaurantes, colocando em garradas PET e levando a um ponto de coleta que vai destinar para a reciclagem, como os existentes nos campi da Univasf em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Visando promover a coleta de óleo usado para produção de sabão, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram duas atividades em uma comunidade e em uma instituição de ensino, envolvendo cerca de 30 pessoas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

No dia 05/11/2019 foi realizada uma oficina de fabricação de sabão durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Laboratório Físico-química do Instituto Federal Campus de Salgueiro (PE). Foram feitas a filtragem do óleo de cozinha coletado, preparação da solução de soda caustica, mistura da composição e formação das barras do sabão. A ação contou com a participação dos integrantes do PEV, José de Souza, ministrante da oficina, Silbery Moura e a Professora e orientadora Maria da Conceição Ribeiro.

Já no dia 16/10 foram realizadas abordagens em pontos comerciais sobre a coleta seletiva de óleo, na Avenida do Tropeiros em Petrolina (PE). As ações foram feitas de maneira simples com a sensibilização dos comerciantes interessados e explicação da importância e objetivos da realização dessas práticas, além de apresentar o Programa Escola Verde.

Participaram dessa ação as integrantes do PEV, Brunara Evely e Izadora Gomes.

Por Letícia Duarte
Categoria: Reciclagem