SENSIBILIZAÇÃO SOBRE O AEDES AEGYPTI EM ESCOLA

Desenvolver atividades de sensibilização para alertar sobre os perigos do Aedes Aegypti, mosquito propagador da dengue, zika e chikungunya, é ainda mais importante nesta época do ano, pois o verão está chegando e é nessa estação que eles encontram condições ideias para proliferação.

As crianças e jovens podem ser grandes aliados para prevenção destas doenças, pois eles podem ser disseminadores das práticas de prevenção, uma vez que procuram passar parte da aprendizagem de sala de aula para pais, tios e avós, além de no futuro propagarem os ensinamentos para as próximas gerações.

Neste sentido, nos dias 31/10 e 25/10/2019, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram com os alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental, da Escola Moysés Barbosa, localizada em Petrolina-PE, ações de sensibilização sobre o mosquito Aedes aegypti.

As atividades se basearam na aplicação de questionários, realização de jogos e apresentação expositiva sobre os perigos e cuidados que se deve ter com este mosquito e as doenças associadas a ele.

As ações impactaram cerca de 80 alunos, contando com a participação de professores e os membros do PEV, Vitor Sávio, Valdemar Júnior e Maria Correia, juntamente com a professora Tainá Barbosa dos Santos.

Tainá Barbosa, professora de Ciências das turmas, afirmou que “os momentos vivenciados foram muito interessantes, agregando ainda mais conhecimento aos nossos alunos. Pois quando contamos com a participação de outros estudantes, o processo fica ainda mais dinâmico e acaba despertando a atenção dos nossos discentes”, garantiu.

Por Letícia Duarte
Categoria: Saúde Ambiental