COLETA SELETIVA E COMBATE AO CONSUMISMO

A maneira correta de amenizar a degradação ambiental gerada pelo consumo excessivo dos indivíduos é a coleta seletiva de resíduos sólidos, a qual além de direcionar os objetos para o descarte correto auxilia no crescimento de outro fator importante para o meio ambiente, que é a reciclagem.

Com o objetivo de disseminar essas ideias, o Programa Escola Verde (PEV) realizou no início desse mês algumas atividades com a temática em três escolas da rede pública do Vale do São Francisco, onde mobilizou aproximadamente 450 pessoas, entre alunos e professores.

As ações consistiram em duas etapas, sendo a primeira uma apresentação do tema através de slides e vídeos, onde foram entregues matérias informativas aos alunos. Já na segunda parte ocorreram brincadeiras e jogos dinâmicos e didáticos sobre o assunto. Também foi realizado o recolhimento de garrafas Pets do meio ambiente local.

Participaram das ações os integrantes do PEV, Carolina Borges, Larissa Vieira, Sara Pereira, Angelita Rosa, Roseli Ramos, Iago Mota, Thais Santos e Clayton Amorim.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 17/10/19 a ação ocorreu na Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, em Juazeiro-BA, onde foram desenvolvidas apresentações e jogos sobre coleta seletiva, com a participação de cerca de 30 alunos da escola.

“Eu gostei muito e dá pra gente aprender muita coisa”, comentou o estudante, Luan Silva.

Outra instituição movimentada foi a Escola Estadual do Campo de Ibipitanga, na Bahia, sendo realizada a coleta de mais de 8.000 garrafas Pets do meio ambiente, na gincana estudantil do projeto “Viver com sabedoria” e contou com a colaboração do diretor Alan Martins, 15 professores, 347 alunos da escola e com as coordenadoras do PEV na região, Roseli Ramos e Angelita Rosa.

Outra instituição sensibilizada foi a Escola Municipal Amorim Araújo, localizada em Petrolina-PE, no dia 11/10, onde foram realizadas duas oficinas com a temática em três turmas do ensino fundamental, mobilizando cerca de 60 alunos.

Por Paloma Cristina
Categoria: Coleta Seletiva.