“DROGAS” É TEMA DE ATIVIDADES DE SAÚDE AMBIENTAL

As pessoas começam a usar drogas por diferentes motivos. Seja por curiosidade, incentivo de amigos, fins recreativos, para fugirem de preocupações ou tédio. O perfil dos usuários de drogas no Brasil é formado majoritariamente por jovens, o que torna premente a necessidade de tratar sobre esse assunto nas escolas para que os adolescentes tenham conhecimento das problemáticas de saúde que acompanham o uso da drogas na sociedade, sobretudo as ilícitas.

Considerando que meio ambiente engloba elementos físico-químicos, ecossistemas naturais e sociais que se inserem na vida do homem, o Projeto Escola Verde (PEV) aborda assuntos variados nas escolas para conhecimento, sensibilização e mobilização das crianças e adolescentes em busca de um meio ambiente social mais equilibrado e com qualidade de vida.

O uso de drogas ilícitas é grande no Brasil e no mundo, e por isso é considerado um assunto de saúde e segurança pública. O vício costuma ser silencioso e gradativo, tendo início com as drogas lícitas, sobretudo o álcool, até as mais agressivas e destrutivas.

No sentido de promover a prevenção do uso das drogas, no dia 09/10/2019 o Projeto Escola Verde (PEV) realizou atividades sobre o tema junto com cerca de 30 alunos do 3º Ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Cecílio Matos, em Juazeiro (BA). As atividades foram conduzidas pela integrante do PEV, Carla Adrielli.

Para o estudante Moisés dos Santos, a atividade “foi muito informativa e bem expressante, porque tem muitas pessoas que nos oferecem drogas e agora eu sei por que não usar”, garantiu.

Por Letícia Duarte
Categoria: Saúde Ambiental