PEV PARTICIPA DO MOVIMENTO “MUDA JUNTO PETROLINA”

Aconteceu no último sábado (21/09/19), em Petrolina-PE uma grande mobilização do Programa Escola Verde junto ao movimento “Transforma Petrolina”, com a limpeza das margens do Rio São Francisco, impactando aproximadamente 200 pessoas que circularam no local.

Além de conscientizar a população sobre a poluição do Rio, a ação tratou-se do primeiro passo para a construção de uma trilha ecológica num espaço onde antes se descartava lixo, mas que agora, com a destinação correta dos resíduos será possível o desenvolvimento deste espaço disseminador de Educação ambiental e mobilizador da população.

A ação contou com a presença de várias ONGs da região. Cada ONG ficou responsável por um setor e os integrantes do PEV se responsabilizaram pela separação dos rejeitos sólidos coletados no local. As ações foram realizadas em conjunto com a população, que ajudou na coleta seletiva.

O material reciclável como, garrafas pets, plásticos, papelão e restos de tecidos, será destinado às Cooperativas de Catadores da região. Esse é outro ponto relevante para sensibilização das pessoas: mostrar como esses materiais descartados de forma correta geram lucro e têm vida útil nas mãos de muitas pessoas, demonstrando o papel social da coleta seletiva.

Foram coletados mais de 30 sacos cheios de resíduos de diversas naturezas, os quais foram separados corretamente de acordo com suas propriedades. Também foram retirados dejetos do fundo do Rio, por mergulhadores profissionais com a ajuda de jet ski.

Participaram da ação os integrantes do PEV, Mávani Lima, Thais Santos, Thiago Lacerda, Clayton Amorim, Luiz Gustavo, Brunara Evely, Edimário e Victória Iasmim.

Por Paloma Cristina
Categoria: Coleta Seletiva