Ações de coleta seletiva mobilizam alunos e professores

Atividades para a promoção da coleta seletiva dentro e fora das escolas foram desenvolvidas pelo PEV em três instituições de ensino do Vale do São Francisco. As mobilizações envolveram aproximadamente 200 alunos e professores.

As ações consistiram de exibição de vídeos, palestras, debates, distribuição de material informativo, afixação de cartazes em locais estratégicos da escola e ações práticas de coleta e separação dos rejeitos sólidos.

Participaram os estudantes de Engenharia Agrícola e Ambiental, Maria Raquel e Maria Gama, de Eng. Agronômica, Bruno Emanuel, de Ciências Biológicas, Alexandre Menezes e Gabriela Rocha, e de Ciências Sociais, Lícia Lopes.

Escolas mobilizadas

No dia 09/10/2015 a equipe do PEV esteve mobilizando alunos e professores do 8° Ano, da Escola João Batista, em Petrolina-PE. Na ocasião, os presentes conheceram a importância e vantagens de pratica a coleta seletiva na escolas, em suas residências e em todos os locais de convivência.

Na opinião da estudante Maria Isabel Sousa, as atividades “foram ótimas, pois serviu para nos ensinar a reciclar e reutilizar. E que se não aprendermos a cuidar do meio ambiente, isso pode nos causar danos e prejudicar a nossa saúde”

Já no dia 10/10 estudantes e professores da EJA da Escola João Barracão, localizada em Petrolina, foram mobilizados para reconhecer a degradação praticada dentro e fora da escola com o descarte inadequado do lixo praticado por muitos. Na oportunidade os presentes recolheram latinhas, caixas de madeira, garrafas Pets e de vidro, sacolas e outros objetos plásticos, “bitucas” de cigarro, dentre outros materiais descartados nas ruas do entorno da escola.

Aproximadamente 60 kg de materiais foram recolhidos, acondicionados e expostos durante o I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, ocorrido no Campus da Univasf/Juazeiro-BA, entre 15 e 17/10/2015, como forma de sensibilizar os presentes.

Uma grande mobilização para promoção da coleta seletiva ocorreu também no dia 02/10, na Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro-BA, oportunidade em que cerca de 150 alunos e professores refletiram sobre a necessidade da coleta seletiva. A ação serviu de suporte para a Feira de Ciências que ocorreu na escola na semana seguinte.

Para a aluna Lara dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio, as ações foram muito proveitosas para esclarecimentos e incetivo. “Gostei. Foi muito interessante, tirou muitas dúvidas nossas”, defendeu.

Confira algumas imagens: