NOVAS AÇÕES NO VIVEIRO DO PEV

Integrantes do Programa Escola Verde estiveram desenvolvendo atividades de manutenção e produção de novas mudas no Viveiro do Projeto, localizado no CCA/Univasf, em Petrolina-PE, no dia 31/01/2019.
As atividades consistiram em produzir mudas a partir de dois tipos de processos, a estaquia que é a muda feita por um galho novo da planta, e semeadura por sementes.


Também os alunos envolvidos nas atividades visitaram uma área do Centro de Ciências Agrárias – CCA, da Univasf, com grande presença de cactáceas, onde fizeram coleta de algumas destas plantas no intuito de promoção de atividades de jardinagem nas escolas.


Logo em seguida houve a manutenção do viveiro e a retirada de ervas daninhas, e a colocação de algumas sementes para secar. 
Participaram da atividade, Mavani Lima, Welton Luiz, Danilo Evangelista, Luciana Santos e Ingrid Costa que produziram cerca de  500 mudas de diversas especies frutíferas, arbóreas nativas, ornamentais pequenas e plantas medicinais. 

Dentre as mudas cultivadas destaque para Pata de Vaca, Aroeira, Pereiro Vermelho, Pau Ferro, Umbú-cajá, Seriguela, Goiaba, Pitanga, Pinha e Acerola, dentre outras, a partir da quebra de dormência e escarificação de sementes. As atividades tiveram a colaboração de Vladimir de Sales Nunes, integrante do POVASF (Plantas Ornamentais do Vale do São Francisco), o qual fez doação de 80 potes retornáveis e na produção das mudas.  E
As plantas mais cultivadas por eles foram umbu, o umbu-caja, seriguela, goiaba, pitanga, limão,  pinha e acerola.


Confira algumas imagens: