Escolas recebem equipe de Saúde Ambiental do PEV

Entre os impactos mais sentidos pelas agressões ao meio ambiente estão os prejuízos e danos à saúde das pessoas. Neste sentido, o PEV esteve desenvolvendo atividades de sensibilização de cerca 220 pessoas, entre alunos e professores de escolas públicas da região do Vale do São Francisco.

As atividades abordaram temas como uso de Agrotóxicos nos alimentos, Plantas Medicinais, doenças infecto-parasitárias, higiene do corpo e do meio, dentre outras questões. Foram apresentados vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo, e foram desenvolvidas pela estudante de Medicina, Célia Caroline, e de Ciências Biológicas, Lariane Alaine.

Escolas mobilizadas

No sábado (08/08/2015) a equipe do PEV esteve mobilizando estudantes e professores da Escola Joca de Souza Oliveira, localizada em Juazeiro-BA, para realização de atividades de sensibilização quanto a importância e valorização das plantas medicinais. Houve exposição de alguns alimentos e produtos derivados das plantas medicinais da região, possibilitando maior sensibilização quanto a importância da preservação e cultivo de espécies como Alecrim, Romã, Hortelã, Mastruz, dentre outras.

No dia 07/08 foi a vez da Escola Otacílio Nunes de Souza, localizada em Petrolina-PE, receber a visita do PEV para uma importante reflexão sobre os perigos da contaminação dos alimentos e uso dos Agrotóxicos, tão comuns na agricultura irrigada da região do Vale do São Francisco. Cerca de 100 pessoas participaram das ações.

Outra ação do grupo de saúde ambiental foi no dia 04/08, na Escola Dom Malan, também localizada em Petrolina. Oportunidade em que alunos do 8º ano participaram de importantes momentos de reflexão sobre os perigos das doenças infecto-parasitárias decorrentes da falta de saneamento ambiental (água potável, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e tratamento do lixo).

Neste mesmo dia (04) a Escola Joca de Souza também recebeu visita do PEV e mobilizou alunos e professores do 1º ao 5º ano, para sensibilização sobre a importância dos cuidados com a saúde do corpo e do meio.

Confira algumas imagens: