Compostagem é alternativa para geração de lixo

Com 343.219 habitantes, segundo atual estatística do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Petrolina (PE) produz em média 250 toneladas de lixo por dia, nos 25 dias de coleta. De acordo com a prefeitura, não há uma distinção ou separação entre resíduos orgânicos e sólidos, embora o aproveitamento de alimentos na produção de adubo orgânico seja uma solução ambiental que pode reduzir os índices de degradação ambiental nas cidades.
Na Escola Municipal Professora Eliete Araújo, no centro do município, membros do Programa Escola Verde desenvolvem atividades de Compostagem em busca de compartilhar conhecimentos e sensibilizar sobre a importância do reaproveitamento do lixo orgânico, uma vez que o adubo gerado pode ser usado na agricultura, jardins e plantas em geral.

Com a coordenação de Jadson da Silva Araújo, João Antônio Novaes, Denise Campos e Gabriel Freire, cerca de 150 alunos e professores de cinco turmas de 7º e 8º anos participaram de palestras, debates, assistiram a vídeos e à apresentação de slides e receberam panfletos informativos, que explicavam como a transformação do resíduo orgânico pode ser alternativa no combate à poluição e degradação ambiental.

As ações mais recentes de Compostagem do PEV ocorreram em dois dias. Na última sexta-feira (20), aproximadamente 120 estudantes foram mobilizados com o tema. Eles aprenderam como geração de adubo pode melhorar a fertilidade do solo. Na oportunidade, e equipe do Projeto verificou ainda qual o espaço mais adequado para a realização das atividades práticas na escola.

A iniciativa aconteceu também no dia 16.03. Naquela ocasião, cerca de 30 educandos tiveram uma palestra sobre o processo biológico de transformação da matéria orgânica, quais resíduos podem ser convertidos em adubo e como essa temática influencia no ecossistema e bem estar da comunidade.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: