Pesquisa Documental revela baixa institucionalização do tema ambiental em escolas

No segundo semestre de 2016, o Programa Escola Verde realizou Pesquisa Documental em sete escolas públicas do Vale do São Francisco cujos dados revelaram a baixa institucionalização do tema ambiental nestes estabelecimentos de ensino.

Foram analisados oito documentos, entre Projetos Político-Pedagógicos, Estatuto e Currículo em sete escolas, sendo seis de Petrolina-PE e uma de Juazeiro-BA, no período de Junho a Novembro de 2016.

A Amostra é do tipo Não-probabilística e os nomes das instituições pesquisadas foram mantidas em sigilo, em cumprimento dos princípios éticos da pesquisa científica.

Como a variação percentual entre as escolas estaduais e municipal de Petrolina foi pequena (abaixo de 5%), os dados foram tabulados em conjunto.

ANÁLISE DOS DADOS

Em todas as sete escolas pesquisadas, os documentos disponibilizados para consulta e análise indicaram uma maneira generalista, superficial, simplista e pontual de tratar a temática ambiental. Sendo inexistente a abordagem de temas socioambientais locais, ou pouca referência direta à praxes pedagógica e as atividades dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

Apenas cerca de 2% do total de páginas dos documentos analisados contemplavam ou mencionavam de alguma maneira a temática socioambiental.

Os dados revelaram que o tema socioambiental não encontra-se contemplado de forma satisfatória nos documentos que normatizam o funcionamento das instituições de ensino pesquisadas na região do Vale do São Francisco. Sobretudo, ocorre um descumprimento da Lei da Educação Ambiental (9.795), dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no capítulos do Tema Transversal Meio Ambiente, também em relação a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) dentre outras Leis e Instruções Normativas que regulam o funcionamento das escolas e das instituições públicas.

Em contra-ponto aos dados da Pesquisa Documental, as pesquisas Survey que o PEV vem realizando ao longo dos anos têm revelado a disposição e engajamento de professores, alunos e gestores para a reversão deste quadro (veja outras Pesquisas no site do PEV).

Contudo, o fato da ausência da discussão socioambiental nos documentos analisados é sintomático do que pode estar ocorrendo com as demais instituições de ensino da região e do país. Uma despreocupação que tem custado caro para o enfrentamento dos problemas da Educação e Socioambientais que se agravam a cada dia.

Confira alguns Gráficos: