Escola começa o ano letivo cuidando da “Farmácia Viva”

Nesta quarta-feira (15/02/17), em torno de 30 alunos e professores da Escola Rui Barbosa, localizada em Juazeiro, começaram o ano letivo cuidando da horta escolar de plantas medicinais, chamada “Farmácia Viva”.

Na oportunidade, além de desenvolverem atividades de manutenção da horta, puderam aprender sobre os princípios ativos dos vegetais e os processo químicos ocorridos no solo e no desenvolvimento das plantas, além de aspectos ligados aos seus fins terapêuticos.

Participaram das atividades as integrantes do Programa Escola Verde, Ana Júlia Lima e Mariane Teles, com a coordenação da Professora de Química, Maria de Fátima; juntamente com alunos do 2º e 3º Anos do Ensino Médio.

A próxima etapa, já planejadas pelos presentes, consiste em ampliar a horta com mudas de boldo, capim santo, erva cidreira e malvão.

De acordo com o aluno Marcus Antonio, “certamente dá para ver as diversas utilidades tendo como principal o aumento de conhecimento de alunos leigos sobre esse assunto, assim também melhorando a conscientização dos mesmos para melhoria da preservação do patrimônio da instituição, além do novo conhecimento gerado através da plantação, cultivo e suas principais funções. Fora o novo conhecimento dentro da área de ciências farmacêuticas como os termos fármaco, posologia, contra-indicações, utilização correta, entre outros”, defendeu satisfeito.

Confira algumas imagens: