Estudantes e professores sensibilizados sobre os perigos dos agrotóxicos

Cuidados e perigos dos Agrotóxicos foram temas abordados pelo Programa Escola Verde em três escolas públicas da região do Vale do São Francisco, inclusive da área rural.

As ações mobilizaram cerca de 200 professores e alunos, muitos desses filhos de agricultores da região.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras com datashow, debates e distribuição de material informativo; e foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Elisio Leles, Neemias Silva, Ana Quezia e André Moraes.

ESCOLAS MOBILIZADAS

Nesta quinta-feira (25/08/2016) aproximadamente 40 estudantes e professores do 9ª Ano da Escola Helena Celestino, localizada em Juazeiro-BA, participaram das atividades de sensibilização do PEV quanto aos perigos dos Agrotóxicos na alimentação e na agricultura.

Dia 17/08 a equipe do PEV esteve realizando atividades junto a cerca de 80 alunos e professores da Escola Joca de Souza (Juazeiro), oportunidade em que foram abordadas questões como a obrigatoriedade do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o descarte adequado das embalagens para quem trabalha com os Agrotóxicos.

Na Escola Estadual São Jose, localizada na área rural de Petrolina, o PEV mobilizou em torno de 90 alunos e professores do 2º ao 5º Ano, numa movimentada atividade ocorrida no dia 09/08, e despertou a atenção e interesse de todos os presentes.

Para o aluno André Marcos (11 anos), “é muito importante receber informações sobre o risco à saúde e ao meio ambiente provocado pelos Agrotóxicos”, observou satisfeito.

CURIOSIDADES

Um dos graves problemas enfrentados na região do Vale do São Francisco é o uso em larga escala de defensivos agrícolas, conhecidos como Agrotóxicos; em função de possuir a maior área de fruticultura irrigada do Brasil.

O Brasil é considerado o maior consumidor de Agrotóxicos do mundo, e a região do Vale do São Francisco está entre as áreas que mais utilizam destes produtos, muitas vezes utilizados sem os devidos cuidados pelos agricultores.

Estudos preliminares do Projeto Escola Verde apontam que muitos trabalhadores rurais destas áreas apresentam sintomas de intoxicação por Agrotóxicos, como tonturas, enjoos, dores abdominais, diarreias e esquecimento.

Confira algumas imagens: