Saúde Ambiental movimenta Escolas

Uma série de ações sobre Saúde Ambiental do Programa Escola Verde movimentaram quatro escolas públicas do Vale do São Francisco. Aproximadamente 200 alunos, professores e gestores foram mobilizados para refletirem sobre plantas medicinais, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmitidas e zoonoses.

As ações consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das escolas e distribuição de material informativo.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Ângelo Sena, Alanna Coelho, Fernanda Torres, Juliana Paes, Giovanni Goulart, Alexandra Martins, Jamyle Lemos, Cineia Rios e Neemias Silva.

ZOONOSES

Dia 20/04/2016 a equipe do PEV esteve desenvolvendo atividade de sensibilização sobre cuidados e prevenção de Zoonoses, com cerca de 50 alunos e professores do 3º Ano da Escola São Domingos Sávio, localizada em Petrolina-PE.

De acordo com a aluna, Williane Félix (8 anos), as atividade foram muito importantes pois “agora eu sei o que fazer quando um cachorro me morder: vou lavar com água e sabão e ir no medico tomar a injeção”, explicou.

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMITIDAS

Na Escola Clementino Coelho, também localizada em Petrolina, ocorreu no dia 13/04 atividades de sensibilização de aproximadamente 50 alunos e professores do 1º Ano do Ensino Médio, sobre as Doenças Sexualmente Transmitidas (DST), principais agravos, formas de prevenção, sintomas, tratamento e causas socioambientais.

Conforme declarou o aluno, Anderson Duarte, a atividade foi “muito boa, explicou muito o que tem que fazer sobre a saúde ambiental e como prevenir doenças”, comentou.

Já a aluna Ana Beatriz Leite, garantiu que ” a gente descobriu coisas que nem passavam pela nossa cabeça e foi muito interessante”.

GRAVIDEZ E SEXUALIDADE

Outro tema trabalhado pela equipe de Saúde Ambiental foram os problemas relacionados à gravidez na adolescência e a sexualidade prematura de muitos jovens, o que se constitui num problema socioambiental na medida em que parte de um estímulo do meio.

As atividades sobre estes temas ocorreu na Escola Antonio Cassimiro (Petrolina), no dia 07/04, e contou com a participação de cerca de 30 alunos e professores.

PLANTAS MEDICINAIS

No dia 06/04 a equipe de saúde ambiental do PEV esteve movimentando cerca de 50 alunos e professores do 1º Ano do Ensino Médio, do Colégio Rotary Club, localizado em Juazeiro-BA.

Na oportunidade os presentes puderam conhecer melhor os cuidados e indicações das principais ervas usadas em tratamento fitoterápicos, bem como algumas receitas para uso caseiro de chás e infusões de plantas nativas da região.

Confira algumas imagens: