Buscas por focos do Aedes aegypti mobilizam escolas da região

Aproximadamente 300 alunos e professores de sete escolas públicas do Vale do São Francisco foram mobilizados pelas equipes do Programa Escola Verde para prevenção de doenças infectoparasitarias e realização de buscas ativas por possíveis focos do mosquito Aedes aegypti nas áreas internas das escolas.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das escolas, distribuição de material informativo sobre o tema e buscas ativas por dejetos jogados do interior das escolas que possam servir para reprodução do mosquito transmissor da Dengue, Chicungunha e do vírus da Zica.

Participaram das atividades os integrantes do PEV, Giovanni Goulart, Alanna Coelho, Gabriela Rocha, Fernanda Torres, Glenda Katherine, Ana Quezia, Marília Cavalcanti, Neemias Silva, Alexandra Martins, Jamyle Lemos e Dulcinéia Rios.

Escolas mobilizadas

Nesta segunda-feira (18/04/2016) a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve sensibilizando e mobilizando cerca de 30 alunos e professores da Escola Prof Simão Amorim Durando, localizada em Petrolina-PE. Na ocasião foram feitas também buscas por possíveis focos do mosquito Aedes aegypti na área interna da escola.

De acordo com a opinião da aluna Lívia Santos (6 ano), na prática “aprendi que é muito importante não deixar água parada, tirar a água de pneus e não deixar a caixa d’água aberta”, argumentou.

No sábado (16/04) foi a vez de aproximadamente 100 alunos e professores do 1º ao 5º Ano, da Escola Joca de Souza Oliveira, localizada em Juazeiro-BA, realizarem uma grande mobilização em prol dos cuidados e combate ao mosquito Aedes.

Na opinião da Professora Márcia Ferreira, as atividades “foram de suma importância, principalmente porque estamos trabalhando aqui no município um projeto sobre dengue zika e chikungunya. Foi importante porque complementou os conteúdos transmitidos e as informações foram precisas. Com certeza os alunos entenderam e gostaram muito”, defendeu.

Para a Coordenadora pedagógica, Luzia Barbosa, “esse ano nosso foco principal tem sido a questão do mosquito Aedes aegypti que,praticamente se tornou epidemia em nosso país e não poderíamos deixar de discutir isso com os alunos.As atividades de saúde ambiental para prevenir foi muito produtiva. Foi muito bom, equipe participativa, linguagem adequada para o alunado a faixa etária do alunado. São assuntos que chegam ao nosso alunado e com certeza chega a comunidade através dos pais dos alunos.Vocês vem contribuindo com essa temática ambiental que envolve várias outras temáticas, como higiene ambiental. A equipe está aqui com a gente e foram só coisas boas. Estão de parabéns”, elogiou.
No dia 14/04 a equipe do PEV esteve desenvolvendo ações de Saúde Ambiental na Escola Clementino Coelho (Petrolina), oportunidade em que cerca de 40 alunos e professores foram sensibilizados para os cuidados com a higiene do meio ambiente e os perigos à saúde.

Para o aluno Anderson Assis Duarte, as atividades “foram muito boas, pois explicou muito o que tem que fazer sobre a saúde ambiental e como prevenir as doenças”, explicou.

Dia 11/04 aproximadamente 30 alunos e professores do 9º Ano da Escola Dom Malan (Petrolina) também foram mobilizados para a busca de focos do mosquito no interior da escola, e incentivados a fazerem o mesmo em suas residências.

Conforme declarou o aluno Péricles Silva, “gostei demais. A iniciativa foi esclarecedora para tirar dúvidas”, observou.
No dia 06/04 o PEV esteve desenvolvendo atividades na Escola Helena Celestino, localizada em Juazeiro-BA. Na ocasião cerca de 60 alunos e professores do 7º e 8º Anos foram mobilizados nas ações.

No mesmo dia a equipe de Saúde Ambiental do PEV também esteve desenvolvendo ações no Colégio Rotary Clube, oportunidade em que 45 alunos e professores do 1º Ano do Ensino Médio foram sensibilizados e mobilizados em prol da prevenção de doenças infectoparasitárias.

Também foram realizadas ações na Escola Nossa Senhora das Grotas (Juazeiro), no dia 06/04, com a participação de 25 alunos e professores.

Confira algumas imagens: