Atividades de Saúde Ambiental do PEV sensibilizam cerca de 700 pessoas

Cuidados com a alimentação saudável, uso de agrotóxicos nos alimentos, qualidade de vida, higiene ambiental e do corpo, doenças infecto-parasitárias, dentre outros temas, foram abordados pelo Projeto Escola Verde em atividades de Saúde Ambiental desenvolvidas em 11 escolas públicas da região do Vale do São Francisco. As ações sensibilizaram diretamente cerca de 700 pessoas, entre alunos, professores e gestores.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre o tema, e foram coordenadas pelas estudantes de Medicina, Célia Caroline e Alanna Coelho, e pelo estudante de Engenharia Agronômica, Rafael Santos. Participaram também, Wendell Santos, Elias Damasceno, Matheus Henrique, Marília Cavalcanti e Giovânia Sá.

Escolas mobilizadas

Nesta terça-feira (25/08/2015) a equipe de Saúde Ambiental esteve mobilizando professores de Química e Biologia, além dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizada em Juazeiro-BA, para a reflexão sobre os perigos e cuidados necessários com o uso dos Agrotóxicos na produção agrícola da região, e ingestão destes venenos na alimentação. Em torno de 60 pessoas participaram das atividades.

Na segunda-feira (24/08) foi a vez da Escola Estadual Moysés Barbosa, localizada em Petrolina-PE, reunir alunos do 8º Ano “A” e “B”, para tratar dos problemas relacionados aos cuidados com a higiene do meio e as doenças decorrentes de ambientes insalubres. Cerca de 70 pessoas foram mobilizados.

De acordo com o aluno Irlan Vinícius, “Eu achei bem legal. Aprendi que era pra cuidar do nosso meio ambiente, porque ele é essencial pra todos nós, garantiu.

Na sexta-feira (21/08) o PEV esteve desenvolvendo ações de Lomanto Júnior, localizada em Juazeiro-BA. Segue em anexo as fotos desta última sexta-feira, sobre Educação Alimentar. Em torno de 30 pessoas estiveram presentes nas ações.

Também na sexta (21/08) a equipe do PEV esteve mobilizando alunos do 1º Ano da Escola Moysés Barbosa, para reflexão sobre a necessidade e importância de cultivar hábitos saudáveis no dia a dia para uma vida sustentável. Outras 60 pessoas participaram das atividades.

Outra instituição mobilizada foi a Escola Antônio Cassimiro, localizada em Petrolina, sobretudo alunos do 3º ano do Ensino Médio. A ação ocorreu no dia 19/08 e teve repercussão muito positiva entre os cerca de 30 estudantes presentes.

Para a aluna Maria Luziete “achei tudo necessário e de total importância para uma vida melhor”.

Na Escola Eduardo Coelho, Petrolina, a equipe do PEV desenvolveu ações sobre Alimentação Saudável, no dia 20/08, oportunidade em que foram reunidos cerca de 200 alunos e professores do 6º e 7º anos, no pátio da escola.

De acordo com a Profª de Ciências, Adriana Santos, “achei o tema bastante importante. Foram apresentadas inúmeras doenças provocadas pela forma como agente se alimenta, e hoje em dia esse problema ta sendo cada vez maior, com uso inadequado de fertilizantes, com o consumo excessivo comidas que não são saudáveis. E os alunos tem que ter essa noção, pois a grande maioria não sabe que certas doenças vêem da forma como nos alimentamos, e comem qualquer porcaria”, defendeu.

No dia 18/08 foia foi a vez de cerca de 30 estudantes da Escola Dom Malan (Petrolina), ser mobilizada para a reflexão sobre os cuidados com a alimentação.

Também foi realizada outra atividade sobre Saúde Ambiental, com foco nas plantas medicinais, na Escola Moyses Barbosa, no dia 14/08, oportunidade em que cerca de 20 pessoas participaram ativamente das atividades.

Na opinião da aluna Ana Larissa: ‘gosto muito desse tipo de assunto. É interessante fica sabendo as propriedades das plantas, pois é uma coisa barata e que tá ao alcance de qualquer pessoa. Basta ter bom senso na hora de usar”, explicou.

No dia 14/08 a equipe do PEV esteve realizando atividade sobre higiene ambiental na Escola professor Simão Amorim Durando, localizada em Petrolina. Aproximadamente 40 pessoas participaram da mobilização.

Conforme explicou a aluna Mariana Santos, a atividade ” foi muito interessante e importante pois a preservação do meio ambiente significa a preservação na nossa própria saúde “.

Na Escola Joaquim André Cavalcanti, localizada em Petrolina, em torno de 40 professores e alunos, assistiram ao vídeo e a palestra, afixaram cartazes e receberam material informativo sobre os impactos da Saúde Ambiental. A ação ocorreu no dia 13/08.

De acordo com a aluna Adriana Silva, as ações “foram bastante interessantes, e traz informações importantes e instrutivas. A temática é sempre bem-vinda”, garantiu.

No dia 13/08 ocorreu outra atividade de Saúde Ambiental junto a 20 alunos e professores do 2º ano do Ensino Médio da Escola Moysés Barbosa.

Dia 18/08 a equipe do Saúde Ambiental esteve mobilizando cerca de 30 alunos da EJA da Escola João Barracão, localizada em Petrolina, para debater o tema dos Agrotóxicos.

Para a estudante, Patricia Pereira, a ação “foi ótima e essencial para entender a origem, os tipos e o impacto dos agrotóxicos”.

Já no dia 11/08 foi a Escola Antônio Cassimiro (Petrolina) ser movimentada pela visita do PEV. As ações reuniram por volta de 80 alunos do 6º Ano da manhã e do 9º ano da tarde, para reflexão sobre alimentação saudável.

Na opinião do aluno Cauã Silva do 6º ano, “gostei da atividade, aprendi a ter uma alimentação balanceada, não comer frituras e gorduras só de vez em quando”, garantiu.

A aluna Érica Santos do 9º ano, considerou as atividades “muito legal. Vai me influenciar a ter uma alimentação saudável e nutritiva. A partir de agora mudarei minha alimentação. Achei super legal e interessante. Parabéns!”, finalizou.

Confira algumas imagens: