Cuidados e preservação das abelhas

As abelhas desempenham uma função fundamental para a polinização e reprodução das plantas e, consequentemente, para a sobrevivência dos animais e equilíbrio ambiental. Estes insetos também têm um papel importante na alimentação e terapêutica humana, através do mel, geleia real, favos e princípios ativos do veneno de seus ferrões.

Apesar de tudo isso, as abelhas costumam ser combatidas e rechaçadas com a morte e extermínio de populações inteiras, incorrendo no risco de extinção de muitas espécies e prejuízos socioambientais.

Com o objetivo de sensibilizar cerca de 40 alunos e professores do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP), localizado em Juazeiro-BA, integrantes do Projeto Escola Verde estiveram desenvolvendo atividades no dia 11/03/2016, sobre os cuidados e necessidade de preservação das abelha nativas (Meliponas) e exóticas (Meliferas).

As ações que consistiram em exibição de videos, palestras e debates, foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Javâ Felipe, Lícia Lopes, Aline Felix e Uana Paes; além da parceria com o Projeto Abelha Viva e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

De acordo com a opinião da aluna Ranayane Alcantra (17 anos), a atividade “foi de extrema importância. Achei muito interessante o projeto e sua visão principalmente social. Primeiramente as abelhas têm o papel de preservação ambiental e esse pra mim é a parte mais importante, especialmente as meliponas, que são as nativas. A Apis Melífera tem papel muito econômico, mas depois dessa participação percebi também seu papel social. O que o meio ambiente precisa é de mais iniciativas como estas e projetos assim”, defendeu.

Confira algumas imagens: