Coleta Seletiva mobiliza 400 alunos e professores de escolas públicas

Promover a coleta seletiva dos rejeitos sólidos é um desafio premente de toda sociedade, particularmente das escolas em função do seu papel educativo e promotor de novos valores e hábitos sociais.

Com o objetivo de contribuir com a promoção da coleta seletiva nas escolas públicas do Vale do São Francisco e nas residências, o Projeto Escola Verde esteve mobilizando em torno de 400 alunos, professores e gestores de escolas da região.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes em locais estratégicos das escolas e distribuição de material informativo sobre o tema.

Participaram das mobilizações os integrantes do PEV, Edina Oliveira, Maria Raquel, Maria Gama, Juliana Linhares e Elísio Costa, além da aluna do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, Amily Leticia.

Escolas mobilizadas

No dia 10/03/2016 a equipe do PEV esteve desenvolvendo uma grande mobilização em prol da Coleta Seletiva na Escola Prof Anésio Leão, localizada em Petrolina-PE. Na oportunidade, cerca de de 320 funcionários, coordenadores, professores e alunos do 3º ao 5º Ano se reuniram no pátio da escola para refletirem e desenvolverem atividade lúdicas sobre a importância destas ações socioambientais se tornarem um hábito cotidiano de todos os presentes.

Na oportunidade foi inaugurado um Coletor de Pilhas e Baterias confeccionado pelos próprios alunos e professores para o recolhimento destes materiais considerados perigosos à saúde a ao meio ambiente.

Na opinião do aluno Vitor Gabriel, a atividade foi muito importante e esclarecedora. “Gostei de fazer a coleta seletiva de brincadeira e aprendi as cores para separar o lixo”, garantiu.

Para a estudante Maria Eduarda, “foi muito legal eu agora sei colocar o lixo nos lugares certos”, explicou satisfeita.

Também foram realizadas atividade de promoção da Coleta Seletiva no dia 09/03, na Escola Prof Simão Amorim Durando, localizada em Petrolina.

As ações contaram com a participação de cerca de 80 alunos e professores das turmas do 6º Ano da escola, sensibilizados sobre a importância e necessidade da coleta seletiva na escolas e em suas residências também.

De acordo com o aluno Mateus Silva “temos que reciclar, não jogar lixo no chão porque entope bueiros”, defendeu.

Confira algumas imagens: