Saúde ambiental do PEV sensibiliza alunos e professores

Cuidados com doenças transmitidas por animais, como dengue, Chikungunya e contaminação pelo Zika vírus, outras zoonoses, cuidados com contaminação dos alimentos pelos agrotóxicos, exposição a estes produtos e os perigos à saúde, foram alguns dos temas desenvolvidos pelo Programa Escola Verde em três escolas públicas do Vale do São Francisco.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo sobre os temas. Aproximadamente 120 alunos e professores participaram das ações, as quais foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Ângelo Sena, Rafael Santos, Elísio Leles, Waneska Eduarda e Maria Raquel; e pelo integrante do Núcleo Temático Rodrigo Gonçalves.

Cuidados com as Zoonoses

No dia 24/02 a equipe de Saúde Ambiental do PEV esteve desenvolvendo ações de sensibilização sobre os tipos, perigos e cuidados com as Zoonoses, as quais são doenças transmitidas por animais, na Escola Antônio Cassimiro, localizada em Petrolina-PE.

Aproximadamente 40 alunos e professores do 6º ano participaram das atividades.

O aluno Natanael Silva (11 anos) declarou que “gostei muito. Aprendi que não pode deixar água parada, devemos tampar a caixa d’água, limpar a vasilha do cachorro e esvaziar os pratinhos das plantas para combater o mosquito e evitarmos as doenças”, defendeu.

Já para Ellen Santos (11 anos) “achei bom porque se a gente tirar 10 minutos pra limpar a casa, onde o cachorro fica, falar com nossos pais pra não deixar acumulada estamos ajudando a combater a dengue e outras doenças”, explicou.

O PEV também esteve desenvolvendo ações semelhantes, no mesmo dia 24/02, na Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMAAF), também localizada em Petrolina-PE. Cerca de 40 alunos e professores do 2º ano do Ensino Médio foram sensibilizados com as atividades.
Na opinião da aluna Juliana Silva (16 anos), as atividades “foram super-interessante, sempre quis saber melhor sobre esse tipo de doença, pois quero ser médica”, garantiu.

Para o aluno Mário Luiz (15 anos), “o projeto está de parabéns pelas mobilização sobre Zoonoses. É muito importante saber como prevenir e tratar essas doenças, nem sempre matar o animal é o mais certo”, declarou.

Cuidados com os Agrotóxicos

As atividades sobre os cuidados, perigos e malefícios dos Agrotóxicos foram desenvolvidas na Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMAAF) no dia 23/02, e reuniu em torno de 40 alunos e professores do 1º ano do Ensino Médio.

Confira algumas imagens: