Atividades de hortas e cuidados com o solo

Professores, alunos e funcionários de três instituições de ensino foram mobilizados para desenvolvimento de hortas agroecológicas. Cerca de 100 pessoas participaram das ações.

As atividades consistiram em exibição de vídeos, palestras, debates, afixação de cartazes e distribuição de material informativo entre os presentes, e foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV Maria Andrade, Rafael Santos, Giovânia Sá, Jeise Jatobá, Waneska Eduarda e Ricardo Ferrari, além de integrantes do Núcleo Temático de Educação Ambiental.

As ações foram desenvolvidos em parceria com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Univasf.

Instituições mobilizadas

No dia 01/12/2015 ocorreu uma atividade desenvolvida pelo PEV na Creche-escola Novas Sementes, localizada em Petrolina-PE. Na oportunidade cerca de 30 cuidadores, professores e crianças de 2 a 6 anos de idade foram sensibilizados sobre a importância e os cuidados com a horta que começa a ser implantada na Instituição. A atividade foi desenvolvida em parceria com a empresa Canteiro de Obras, a qual doou os Paletes que foram fixados na parede onde serão cultivados hortaliças e verduras.

Já no dia 25/11 foi a vez da Escola Marechal Antônio Alves Filho (EMAAF), localizada em Petrolina-PE, receber a visita do PEV e do Núcleo Temático para realização de atividade de Cuidados com o Solo, a qual está relacionada às ações de arborização, hortas e compostagem ocorridas na Escola.

Aproximadamente 30 professores e alunos do 2º ano do Ensino Médio participaram das atividades.

Na opinião da aluna Laisy Mirelly (16 anos), “o solo é de grande importância, sabemos então que nossas atitudes influenciam no amanhã”, observou.

Dia 20/11 em torno de 50 professores e alunos da Escola Joca de Souza Oliveira (Juazeiro) participaram ativamente das atividade iniciais para a implantação da Horta na escola.

De acordo com a Prof.ª Márcia Ferreira, a atividade “serviu pra conscientizar os alunos da importância de hortas na escola e serviu para que eles entendam que podem fazer também em casa”, defendeu.

Confira algumas imagens: