Coleta seletiva movimenta escolas e universidade

Uma série de atividades sobre a coleta seletiva dos rejeitos sólidos mobilizou alunos e professores de escolas da região e servidores da limpeza da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Aproximadamente 600 pessoas participaram das atividades.

As ações contaram com a parceria da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) da Univasf, Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), Comarca e Ecovale do São Francisco, e tiveram o propósito promover a coleta seletiva nas instituições de ensino.

Participaram das ações as estudantes de Engenharia Agrícola e Ambiental, Maria Raquel e Maria Gama, além de outros integrantes do PEV. Foram exibidos vídeos, palestras, debates e distribuído material informativo sobre a coleta seletiva entre os presentes.

Instituições mobilizadas

No dia 20/08/2015 a equipe de Coleta Seletiva do PEV percorreu todas as turmas, dos turnos da manhã e tarde, da Escola Artur Oliveira, localizada em Juazeiro-BA, para sensibilizar alunos e professores sobre os perigos e impactos econômicos, sociais e ambientais do descarte inadequado do lixo. A atividade mobilizou em torno de 400 pessoas e consistiu num preparativo para a Gincana Ecológica que a escola realizou no dia seguinte.

Para a aluna Alana Santos “gostei da atividade. Esse tema é muito importante para nossa vida, principalmente nosso bairro, em que as pessoas queimam o seu lixo e não pensam no nosso futuro”, defendeu.

Também no dia 20/08/2015 a equipe do PEV esteve mobilizando alunos e professores da Escola Lomanto Júnior, localizada em Juazeiro-BA, para a prática responsável da coleta seletiva.

Outra grande mobilização ocorreu no dia 19/08 e sensibilizou cerca de 130 alunos e professores da Escola Adelina Almeida, localizada em Petrolina-PE, oportunidade em que os participantes foram informados da importância do descarte adequado do lixo e durante as atividades colaboraram com a limpeza das salas.

No inicio do mês o PEV, em parceria com a CCSS, o DDI, a COMARCA e a ECOVALE reuniram-se os servidores responsáveis pela limpeza da Univasf, nos Campi de Petrolina-PE, CCA e Juazeiro-BA, para repassar algumas informações sobre o inicio do processo de coleta seletiva na instituição.

Confira algumas imagens: