Coleta de pilhas e baterias na Univasf

Uma importante ação socioambiental foi realizada neste sábado (28/11/2015) por cerca de 50 alunos e professores do Programa Escola Verde e do Núcleo Temático de Educação Ambiental Interdisciplinar, com a inauguração do Ponto de Coleta de Pilhas e Baterias usadas, no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco, em Juazeiro-BA.

O ponto de coleta foi instalado no hall de entrada do pavilhão de aulas do Campus da Univasf-Juazeiro e deverá receber pilhas e baterias usadas pelos professores, funcionários e alunos, além de também receber o descarte das populações do entorno da Universidade.

Pilhas e baterias são considerados materiais Perigosos, pois em sua composição existem substâncias químicas que podem afetar a saúde de pessoas, animais e plantas, além de contaminar o meio ambiente, como o chumbo, cádmio e mercúrio. Nos seres humanos podem causar doenças neurológicas e afetar a condição motora.

Com esta ação o PEV e o Núcleo Temático esperam contribuir com o cumprimento da legislação pela Univasf, além de possibilitar que as populações façam o descarte adequado destes materiais perigosos, colaborando para minimizar a degradação socioambiental.

A cerca de um ano o PEV instalou pontos de coleta destes materiais, mas teve de suspender o recolhimento depois da empresa que recebia as pilhas e baterias também suspender o recebimento.

Nas próximas semanas o PEV estará também inaugurando os pontos de coleta no Campus Sede, em Petrolina-PE, e no Centro de Ciências Agrárias (CCA); e faz planos para instalar pontos também na Univasf de São Raimundo Nonato (PI), Senhor do Bonfim (BA) e Paulo Afonso (BA).

Confira algumas imagens: