Distribuição de Mucunã sensibiliza para uma dieta saudável

Os frequentadores do Restaurante Universitário da Univasf, em Juazeiro (BA), e os transeuntes da Praça Dom Malan, na Catedral de Petrolina (PE), tiveram um bom motivo para refletir sobre suas dietas e como melhorar a saúde através das plantas. Uma série de atividades de distribuição de sementes mucunã impactou cerca de 300 pessoas enquanto integrantes do Programa Escola Verde as orientavam quanto à forma de germinação e plantio da muda, suas propriedades e benefícios para a dieta humana.
 
A variedade preta da mucunã foi a escolhida para a distribuição. Suas sementes ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue e a melhorar funções cognitivas. A ação de entrega e sensibilização ocorreu em três dias, sendo executada pelos integrantes do PEV, Davi Amorim, Paulo Marcelo, Iago Mota e Wesley Souza, Ana Hulle e Valéria Varandas.
 
 
NA UNIVASF
 
Os trabalhos aconteceram nos dias 19 e 20 de junho. Eles falaram sobre as propriedades da espécime, que são também a melhoraria nas funções cognitivas e de memória, normalização das habilidades motoras, ação relaxante dos movimentos musculares e aumento da libido.
 
Durante a distribuição, o universitário Plínio Ribeiro se mostrou entusiasmado com as potencialidades da mucunã. “Vou plantar e experimentar substituir o café por ela. Agradeço pela doação’, disse.
 
 
NA PRAÇA DA CATEDRAL
 
A ação foi realizada no dia 21 de junho. Lá os transeuntes receberam os saquinhos com as sementes e foram orientados sobre a maneira correta de cultivá-las e como elas podem melhorar a saúde e bem-estar de suas vidas.
 
 
UMA NOTA
 
No quesito meio ambiente, a mucunã é considerada um fixador de nitrogênio e é comumente usada como cobertura fertilizante do solo em terras degradadas pela agricultura.
 
 
Por Jacó Viana
Confira as imagens: