Coleta Seletiva sensibiliza alunos e professores

O Brasil tem mais de 5 mil municípios, contudo apenas 1.055 deles possuem programas de coleta seletiva, e estes não envolvem todas as populações, sobretudo de áreas periféricas. Embora a separação e o descarte correto do lixo sejam fundamentais para a saúde humana e o equilíbrio e preservação do meio ambiente, 85% dos brasileiros não têm como destinar resíduos para a reciclagem, de acordo com um estudo da Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem). Ou seja, 170 milhões de pessoas não podem contar com esse serviço.

Com o objetivo de refletir sobre este problema e promover a Coleta Seletiva, uma série de ações promovidas pelo Programa Escola Verde sensibilizou cerca de 360 estudantes e professores para a necessidade destas ações todos: governos, empresas e cidadãos.

Durante a mobilização foram exibidos vídeos educacionais, apresentação de slides, debate e distribuição de material educativo. As atividades foram desenvolvidas pelos integrantes do PEV, Aline Daiana, Iara Silva, Rayra Iandara, Ana Hulle, Natan Hugo, Patricia Moura, Yasminne Tauanna, Augusto Cesar, Iago Mota e Carla Lima.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

Nos dias 12 e 15 de junho, o tema foi discutido entre aproximadamente 300 alunos, no pátio de eventos da Escola Municipal Paulo VI, em Juazeiro (BA). Na oportunidade, os adolescentes fizeram uma reflexão sobre a limpeza e manutenção da unidade escolar.

No dia 8.06, as atividades ocorrem na Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, também em Juazeiro. Lá, cerca de 30 estudantes participaram de dinâmicas com as caixinhas de coletores e assistiram à animação da Turma da Mônica ‘Um plano para salvar o planeta’.

No dia 6.06, a mobilização aconteceu com uma turma de 30 alunos da Escola Estadual Gercino Coelho, em Petrolina (PE). Na ocasião, eles assistiram a vídeos, participaram de ações simbólicas e debateram sobre a coleta seletiva na cidade, estado e no país.

Por Jacob Viana
Confira as imagens: