ATIVIDADES EM HORTAS

Com o intuito de transformar e revitalizar áreas sub-utilizadas das instituições de ensino e sociais, o Programa Escola Verde (PEV) promoveu ações para implantação de hortas agroecológicas em duas Escolas e um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da região do Vale do São Francisco, desenvolvendo espaços de cultivo de verduras e legumes, com aprendizagens e socialização de estudantes para as práticas sustentáveis.

Neste sentido, integrantes do PEV realizaram nas últimas semanas atividades de sensibilização e práticas de hortas nas escolas da região do Vale do São Francisco que participam do projeto.

As ações mobilizaram cerca de 70 pessoas, entre alunos, professores e os integrantes do PEV Luiz Gustavo, Edimário Neres, Humberto Alencar e Carolina.

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

No dia 01/11/2019 a Escola CMEI Teresa Brennand Coelho, localizada em Petrolina-PE, recebeu os integrantes do PEV, ocasião em que realizaram atividades de plantio das culturas de cenoura e coentro junto com cerca de 20 alunos e professoras do Pré 1. As crianças se interessaram muito pela atividade e aprenderam sobre a importância da horta e os cuidados de manutenção.

No dia 29/10 foi a vez da Escola CMEI Maria Teresa Brennand Coelho, em Petrolina-PE, receber os integrantes do PEV para debater sobre o tema. A ação consistiu em uma apresentação divertida sobre horta com a utilização de slides, incluindo produção de mudas de alface em copos descartáveis.
Participaram das atividades cerca de 20 pessoas, entre alunos e professores.

No dia 24/10, as atividades sobre hortas foram realizadas no CAPS, localizado em Santa Maria da Boa Vista-PE. A ação foi desenvolvida por alunos do IF Sertão com o acompanhamento dos integrantes do PEV, Prof Humberto Alencar e Prof Marcio Simon.

Dentre as práticas desenvolvidas destaque para formação de canteiros e transplantio de mudas. A ação conta com o apoio da Coordenação de Extensão e pela Secretária de Saúde do município e visa produzir alimentos saudáveis para alimentação do Centro.

Para o Prof. Márcio Simon, “A atividade está sendo muito gratificante, e seus resultados são facilmente perceptíveis, pois conta com adesão de todos” afirmou.

A Secretária de Saúde, Carol Morgado, falou que “Essa parceria ensino e serviço contribui para o tratamento dos pacientes do CAPS, através da interação com os alunos e servidores, bem como para o serviço assistencial, pois fortalece a formação dos trabalhadores, além de ampliar para as instituições, tanto de saúde quanto de ensino as diversas formas de se trabalhar em prol das polícias públicas”, analisou.

Por Letícia Duarte
Categoria: Hortas Agroecológicas