O DESAFIO DAS HORTAS AGROECOLÓGICAS

Realizar atividades de Hortas Agroecológicas nas escolas é um desafio premente que o Programa Escola Verde (PEV) está ajudando as instituições de ensino a enfrentar. Com as hortas, os alunos aprendem na prática sobre diferentes conteúdos de diversas disciplinas escolares, além de ensinamentos sobre alimentação, nutrição e ecologia, o contato com a terra e as plantas, trazendo uma aprendizagem diversificada do meio ambiente e das disciplinas.

Uma horta também pode fornecer alimentos orgânicos, sem agrotóxicos, que podem servir para abastecer a própria escola e ajudar famílias da comunidade.

Os alimentos produzidos em uma horta orgânica têm muita importância nutricional, pois oferecem vitaminas, sais minerais, proteínas,carboidratos e fibras. Por tudo isso, o Projeto Escola Verde (PEV) está sempre procurando realizar ações que incentivem a produção de hortas agroecológicas nas escolas.

Nesse sentido, integrantes do PEV desenvolveram nos últimos meses, atividades em três instituições de ensino. As ações mobilizaram cerca de 30 pessoas, entre crianças e monitores.

Participaram das atividades os integrantes do PEV Anderson Pereira, Humberto Alencar e Rogério Rodrigues.

ESCOLAS ENVOLVIDAS

No dia 14/10/2019, as ações ocorreram no Projeto Ação Comunitária de Sobradinho, com a participação de 15 crianças e 2 monitores, ocasião em que fizeram a limpeza dos canteiros e apresentação da Horta para os recém chegados.

Já no dia 07/10/2019 foi a vez da Escola U. E. Eliacim Mauriz, São Raimundo Nonato (PI), promover atividades em sua horta, onde foram realizadas limpeza da área, organização dos canteiros e preparo do solo. Participaram das atividades cerca de 10 alunos do ensino fundamental.

A Escola Municipal Caititu- Projeto Fulgêncio, localizada em Santa Maria da Boa Vista, no dia 01/10/2019 realizou em conjunto com o Projeto Escola Verde (PEV) ações na horta da escola, foi feita a primeira colheita de coentro, foi feito transplantio de tomate cereja e beterraba, também foi realizada análise de solo e semeadura de berinjela e alface em garrafa PET.

As atividades contaram com a participação dos alunos, dos professores Claudivan, Socorro Alves, Rodrigo Gilberto e o responsável do PEV em Sta Maria da Boa Vista Humberto Alencar.

Segundo o profº Claudivan “Os meninos ficaram muito entusiasmados. O sorriso em seus rostos dizia tudo”

Por Letícia Duarte
Categoria: Horta Agroecológica