PERIGO DE EXTINÇÃO DE ANIMAIS DA CAATINGA SENSIBILIZA ALUNOS

Sem números precisos que revelem a quantidade restante de tatus-bolas (Tolypeutes tricinctus) na Caatinga, as estimativas indicam que foram reduzidos a menos de 1% de sua população original. Mantida a tendência, eles desaparecerão em até 50 anos. O espécime, no entanto, é apenas um dentre uma lista ampla de animais nativos da Caatinga que correrem risco de extinção.

Para esclarecer o papel dos bichos para o ecossistema local e nacional, bem como explicar a cerca de 60 crianças sobre as adaptações fisiológicas desse animais, as integrantes do PEV, Bárbara Cristina e Beatriz Granja, estiveram no dia 14.08 na Escola Municipal Maria de Lourdes Duarte, em Juazeiro (BA).

Através de palestras, incentivo ao debate, exibição de vídeos por faixa etária e apresentação de slides, a dupla a buscou despertar nos alunos o senso de responsabilidade e cuidados com os animais deste que é o único bioma integralmente brasileiro. Seguindo a metodologia do PEV, elas também promoveram brincadeiras e uma sessão de perguntas e respostas com os pequenos.

Por Beatriz Granja

Veja as imagens: