Construção Sustentável contra catástrofe ambiental

O mundo pode viver uma “catástrofe ambiental” em 2050, prevê o Relatório de Desenvolvimento Humano apresentado recentemente pela Organização das Nações Unidas. E a causa principal será a degradação do meio ambiente. Responsável por gerar duas vezes mais resíduos que todos os outros setores juntos, a Construção Civil tem papel importante nesse processo de degradação ambiental.

Por causa disso, vários países estão investindo em novas técnicas e materiais com a proposta de diminuir os impactos ambientais da construção civil. No Brasil, na região do Vale do São Francisco, o Programa Escola Verde faz a sua parte. Na última semana, a equipe de Construções Sustentáveis do PEV promoveu a exibição de vídeos, apresentação de slides, palestras, debates e a distribuição de material informativo junto a aproximadamente 100 alunos da Escola Municipal Eliete Araújo, em Petrolina (PE).

Coordenadas pelos integrantes do Núcleo Temático e do PEV, Denise Campos, André Braga, Bruno Delmondes, Jailma Granja, Letícia Cunha e Roberta Martins, as atividades contaram ainda com uma parte prática, onde os estudantes participam de Oficinas de tijolos de Adobe.

As ações, desenvolvidas com quatro turmas de 8º ano do Ensino Fundamental, ocorreram em dois momentos. No dia 19.04, o PEV sensibilizou cerca de 70 alunos. Eles aprenderam sobre as alternativas de construção sustentável e a possível diminuição dos impactos no meio ambiente. No dia 14.04, aproximadamente 30 educandos participaram das palestras e oficinas. Lá, os estudantes descobriram como o tijolos de Adobe pode contribuir para o ecossistema.
Por Jacó Viana
Confira as imagens: