Vencedora de edital do MMA, Sala Verde do PEV quer ser espaço de convivência

A Sala Verde deve ser espaço para múltiplas potencialidades, disponibilizar e democratizar o acesso à informação, desenvolvendo atividades de educação ambiental através cursos, palestras, oficinas, eventos, encontros, campanhas e reuniões. Aprovada na Chamada Nº 1/2017 do Ministério do Meio Ambiente, a Sala Verde do Programa Escola Verde é uma dentre 357 no Brasil e, em especial, a 82ª do Nordeste.

O prédio de concepção moderna, com espaço para preparação e realização de diversas atividades, lembra uma sala de recreação ou centro cultural. Passa longe do que o imaginário descreve como um ambiente burocrático.  Aberta em 2012, nas dependências da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, a Sala Verde foi aprovada pelo MMA vencendo a concorrência de centenas de outras propostas.

O anúncio do ministério, feito nesta quarta-feira (12.04), pegou de surpresa os integrantes do PEV e parceiros. Trata-se de um reconhecimento do governo federal ao desafio de promover iniciativas nas escolas e comunidades do Vale do São Francisco desde 2012. Embora não ocorra repasse de recursos, esta aprovação significa a chancela do MMA e nos incentiva a continuarmos desenvolvendo as ações de inovação em Educação Ambiental.

A informação de que a Sala Verde foi aprovada pelo Ministério do Meio Ambiente chegou via email para a coordenação do PEV e também está publicada no site do órgão (http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/educomunicacao/salas-verdes#apresentação).

Das 357 unidades do país, o Nordeste fica na 3ª posição, atrás do Sudeste com 129 e o Sul, que tem 88 salas cadastradas.  Já o Centro-Oeste e o Norte possuem 34 e 25 espaços, respectivamente. Assim, a presença na Chamada do MMA tem mais um peso, o simbólico, para o Programa Escola Verde.

Passada esta primeira etapa, agora entra a fase de enviar os documentos de anuência da Univasf, assinados pelo reitor, Julianeli Tolentino. “Já falei com ele anteriormente sobre essa possibilidade, e falei agora a pouco com o vice-reitor, prof. Telio Nobre Leite, que nos deu os parabéns pela aprovação”, conta o coordenador do PEV, Paulo Ramos, ao lembrar que o envio do Ofício deve acontecer até o dia 20.04.

Parabéns ao PEV, parceiros e todos os integrantes. Essa união vem viabilizando o sucesso não apenas da Sala Verde, mas também do Viveiro, das atividades e do Projeto como todo.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: