Promovendo a Coleta Seletiva na Univasf

Os coletores seletivos de pilhas, óleo queimado, papel, plástico e outros materiais ficam bem em frente aos campi da Univasf de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) e mesmo assim muitos estudantes e servidores desconhecem sua existência. Nesta semana, nos dias de 6 a 8/03, membros do Núcleo Temático e do Programa Escola Verde percorreram salas de aula e corredores da universidade, chamando atenção para a importância da Coleta Seletiva na instituição.

Aproximadamente 200 pessoas foram impactadas, entre alunos, professores e funcionários.

Além da entrega do material educativo, o trabalho de sensibilização propiciou a afixação de cartazes na entidade e uma rápida explanação sobre o assunto. Os integrantes do PEV/NT falaram sobre o descarte correto dos rejeitos sólidos, os coletores coloridos e a existência de um convênio da universidade junto às cooperativas de catadores Renascer e Comarca, nas quais várias famílias tiram seu sustento dessa atividade, contribuindo para o desenvolvimento socioambiental e socioeconômico dos dois municípios.

CAMPUS JUAZEIRO

No primeiro dia, as ações de sensibilização e de panfletagem foram desenvolvidas na Univasf de Juazeiro, à tarde e à noite. Cerca de 120 pessoas, entre alunos e professores, foram mobilizados nos dois turnos. Surpresos com a existência de coletores de pilhas e baterias desde meados do ano passado, vários estudantes se mostraram interessados no tema.

Participaram das atividades, Bruno Nogueira, Patrícia Marques, Dvison Dias, Lorena Rafaelly, Thiago Nogueira, Ítalo Áquila, Andreza Rocha, Wansley Bismark e Leonardo Feitosa.

CAMPUS PETROLINA

Já no dia 8/03, a entrega de panfletos ocorreu na Univasf de Petrolina, ação que mobilizou aproximadamente 70 pessoas. Liderada pelos integrantes do NT, Wansley Bismark e Andreza Rocha, a iniciativa ocorreu durante à tarde e também expôs o pouco envolvimento dos alunos em relação a atividades de Coleta Seletiva da instituição.

Estudante de nutrição da UPE e estagiária RU pela Univasf, Maria Carolina Barros Costa, de 24 anos, foi uma das discentes mobilizadas que se mostrou supressa com as iniciativas. “Considero a ação que vocês estão realizando como algo muito importante dentro da universidade. Particularmente desconhecia o fato da existência de convênio da Univasf com cooperativas que recolhiam o material para reciclagem. Parabéns pela ação”, pontua.

Por Jacó Viana
Confira as imagens: