O Programa Escola Verde realizou pesquisa entre os professores da Educação Básica na região do Vale do São Francisco, no segundo semestre de 2015, a fim de identificar os principais problemas enfrentados por eles no desenvolvimento da Educação Ambiental.
A falta de capacitação para trabalhar o tema ambiental nas atividades escolares foi um dos problemas mais citados pelos professores pesquisados. Também foram destacados problemas como carência de material didático apropriado para a temática, a falta de projetos permanentes para trabalhar os problemas socioambientais nas escolas, a pouca ou nenhuma utilização dos laboratórios de informática, dentre outros problemas.
A pesquisa foi realizada entre os meses de Julho e Novembro de 2015. Foram aplicados questionários junto à 67 professores de 18 Escolas públicas do Ensino Fundamental de Juazeiro-BA e do Ensino Médio de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Foram garantidos o sigilo e anonimato dos professores e das escolas, atendendo aos princípios da ética em Pesquisa acadêmica.
Os percentuais foram basicamente idênticos entre os municípios, com variação em torno de 5 por cento, permitindo que os dados fossem associados. A amostra foi do tipo não-probabilística e como critério de inclusão foram selecionados professores de diferentes áreas e disciplinas.
Análise dos dados
Um aspecto muito significativo revelado na pesquisa é que 75% dos professores pesquisados informaram que não participaram de capacitação na temática ambiental nos últimos 12 meses; destes 68% não realizaram algum tipo de capacitação nos últimos 6 meses. Já 31% afirmaram que realizaram qualquer tipo de capacitação há mais de 3 anos.
Provavelmente devido a esta situação 49% dos entrevistados não se consideram capacitados, ou se consideram apenas parcialmente capacitado, para desenvolver o tema ambiental nas atividades escolares.
Por outro lado, 45% dos professores declararam também que a falta de recursos didáticos apropriados e contextualizados à região para trabalhar com o tema ambiental nas disciplinas é um problema que dificulta o desenvolvimento da Educação Ambiental no dia-a-dia das suas funções.
De acordo com 70% dos professores as escolas não possuem projeto permanente de Educação Ambiental, ou desconhecem sua existência. Eles confirmam conhecerem apenas iniciativa isoladas e esporádicas em datas comemorativas ou eventos.
A pesquisa também revelou que 82% dos professores entrevistados não desenvolvem a temática ambiental em suas disciplinas, ou fazem apenas de maneira parcial ou em algumas situações específicas.
Possivelmente em decorrência disto, 58% dos pesquisados informaram que não desenvolvem atividades interdisciplinares, em associação com outros professores.
Os dados revelaram que 42% dos pesquisados afirmaram que a Sala de Informática na escola está desativada total ou parcialmente, e 9% declararam que sequer a escola possui este espaço. Também constatou-se que 94% dos professores consideram a temática da saúde ambiental “muito importante” e que gostaria de participar de capacitação sobre Agrotóxicos e contaminantes (23%), Alimentação saudável e nutrição (24%) e Acessibilidade (21%).
De uma maneira geral foi possível concluir que os desafios para desenvolver a temática socioambiental nas escolas são muito grandes, mas que sua superação passa necessariamente pela valorização e capacitação dos professores e investimentos nas escolas.
Confira alguns gráficos e tabelas: