
Em um verdadeiro exemplo de protagonismo juvenil e responsabilidade ambiental, estudantes do Projeto Escola Verde, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), protagonizaram uma série de ações de coleta seletiva e conscientização ambiental nas cidades de Paulo Afonso (BA) e Petrolina (PE) durante os meses de março e abril de 2025. Ao todo, mais de 40 discentes estiveram envolvidos diretamente nas atividades, que ocorreram em praças, bairros, parques, orlas e espaços de convivência das duas cidades.
As atividades foram diversas e realizadas em diferentes contextos, sempre com o foco na educação ambiental, coleta de resíduos sólidos, separação de recicláveis e descarte adequado do lixo. Locais de Petrolina como a Orla, o Parque Municipal, o bairro José e Maria e locais de Paulo Afonso como Sal Torrado, Nossa Senhora de Fátima, Centenário, além dos espaços de recreação como o Balneário e o Bico de Pedra, foram os principais cenários dessas ações.
Organizados em grupos de diferentes tamanhos, os estudantes planejaram e executaram cuidadosamente cada etapa da ação: desde a divisão dos territórios para a coleta e a realização das atividades de limpeza, até os momentos de diálogo com moradores e frequentadores dos locais, promovendo a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos e a importância da preservação ambiental.
Com sacos, luvas e muita disposição, os grupos se mobilizaram para recolher garrafas, latas, sacolas plásticas, papelão, tampinhas e outros resíduos jogados de forma indevida em áreas públicas. Um exemplo foi a ação realizada no dia 22 de março, na orla do Rio São Francisco em Petrolina, onde 11 estudantes fizeram a limpeza das margens e refletiram sobre os impactos do lixo nos ecossistemas ribeirinhos.
Em Paulo Afonso, no Bico de Pedro, área conhecida por ser ponto de lazer e recreação, 12 estudantes recolheram resíduos sólidos deixados no local. Após a coleta, os universitários abordaram os banhistas presentes, orientando sobre a importância de recolher o próprio lixo e preservar o espaço utilizado. Já no Parque Belvedere, cerca de 20 discentes participaram de uma atividade voltada à coleta seletiva e à conscientização ambiental. Além de recolher os resíduos, os estudantes dialogaram com os frequentadores do parque, reforçando a importância do descarte correto do lixo e do cuidado coletivo com os espaços públicos.
Após concluírem as coletas, em ambas as cidades, os estudantes concentraram os resíduos em locais sinalizados, assegurando que todo o material ficasse organizado e de fácil acesso para que a equipe de limpeza pública realizasse o recolhimento de forma eficiente.
As ações também foram marcadas por depoimentos inspiradores. A discente Tawane Montagnoli, de Paulo Afonso, descreveu a experiência como “uma experiência inovadora e reconstrutora, não só para nós estudantes, mas para aqueles que olharam também”, enquanto a estudante Kamilla, que atuou em Petrolina, comentou: “É inspirador ver como, com união e boa vontade, podemos transformar os espaços ao nosso redor.” Já o estudante Júlio César Sá, também de Petrolina, destacou o impacto educativo da experiência: “Percebemos que pequenas atitudes podem gerar um impacto positivo.”
Essa série de atividades do Projeto Escola Verde demonstra, mais uma vez, como a educação ambiental pode sair das salas de aula e ganhar as ruas, promovendo impacto real nas cidades e fortalecendo o compromisso coletivo com um futuro mais limpo, justo e consciente.
Por: Clécio Alves Ribeiro
Categoria: Coleta seletiva