SAPOS NO JARDIM: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL 🐸

O Programa Escola Verde (PEV) incentiva diversas ações sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, criação de hortas, atividades pedagógicas nas escolas, palestras, oficinas e até a produção de artigos acadêmicos e ebooks. Para além das atividades comunitárias, o PEV instiga seus integrantes a inserirem o cuidado com o meio ambiente na sua rotina. Foi o que fez a integrante Rhaisa, que se viu motivada a começar o seu próprio jardim, que devido ao espaço limitado disponível, ainda é, principalmente, em vasos.

Enquanto cuidava das plantas, realizando a manutenção das mesmas, ela encontrou um pequeno sapo dentro de um dos vasos, o que a fez refletir sobre os benefícios e os impactos sobre essas criaturas. A presença de sapos no jardim pode ser bastante benéfica, eles são conhecidos por serem predadores naturais de muitos insetos, ajudando a controlar pragas de forma ecológica. Esses pequenos anfíbios se alimentam de mosquitos, lesmas e outros insetos que podem danificar as plantas, por isso ter um sapo no seu jardim pode reduzir a necessidade de pesticidas químicos, promovendo um ambiente mais sustentável.

Segundo ela, “essa situação nos permite refletir que todos os seres vivos têm um papel importante no ecossistema e que a educação ambiental é fundamental para promover a sustentabilidade e o respeito à natureza”.

ducar-se e educar os outros sobre a importância de práticas sustentáveis é essencial para a preservação do nosso planeta e, ao aprender sobre a fauna e flora que coabitam nossos espaços, podemos adotar atitudes mais conscientes e ambientalmente responsáveis.

Inspire-se a observar mais de perto a natureza ao seu redor e a adotar práticas que contribuam para um ambiente mais sustentável e equilibrado. Afinal, pequenas ações podem gerar grandes mudanças.

Por Rhaisa Araujo
Categoria: Jardinagem