O eclipse solar que ocorreu no dia 14 de outubro de 2023 foi visualizado em todo país, em algumas regiões de forma parcial, mas em Petrolina-PE e em grande parte do Nordeste, o fenômeno pôde ser visto de forma completa.
O evento chamou a atenção e instigou a criatividade de pessoas como Raquel Marques, integrante do PEV, que confeccionou um aparato para observação indireta do eclipse, tendo em vista que é potencialmente danoso para a saúde olhar para o eclipse solar anular – ou o sol – sem proteção ou os filtros adequados. Reaproveitando uma caixa de papelão e um pouco de papel alumínio, Raquel produziu o dispositivo que possibilitou a ela, seus familiares e vizinhos presenciar o fenômeno em segurança.
Mas o que é um eclipse solar anular?
Um eclipse solar anular é o que ocorre durante uma passagem da Lua entre a Terra e o Sol e quando o satélite fica um pouco mais longe da Terra em sua órbita, não cobre totalmente o Sol. Quando a Lua está bem no meio do Sol, aparece um “anel de fogo” ao redor da Lua, porque parte do Sol ainda está visível ao redor dela.
Como reproduzir o dispositivo para observar o eclipse solar?
Vamos precisar de uma caixa de papelão, uma folha de papel e um pedaço de papel alumínio. Para começar, pegue a caixa de papelão e feche-a completamente, certificando-se de que não haja aberturas indesejadas e, na lateral da caixa, corte uma abertura retangular ou circular de aproximadamente 4 a 5 centímetros de largura. Esta será a abertura pela qual você observará o eclipse.
Dentro da caixa, cole uma folha de papel branco ou ofício no fundo – isso servirá como a tela onde a imagem do eclipse será projetada – e na parte oposta à abertura de observação, faça uma nova abertura na caixa. Cole um pedaço de papel alumínio sobre esta abertura e, com cuidado, use uma agulha ou alfinete para fazer um pequeno furo no papel alumínio. Este será o ponto por onde a luz do Sol passará e será projetada na folha de papel dentro da caixa.
Posicione a caixa de modo que a luz solar incida diretamente sobre o papel alumínio e passe pelo furo, então a imagem do eclipse solar anular será projetada na folha de papel dentro da caixa.
Pronto! Agora você pode utilizar o dispositivo de observação, confeccionado com material reutilizado, para desfrutar do eclipse de forma segura.
Por: Rhaisa Micaely de Souza
Categoria: Ciência