CORRIDA ECOLÓGICA UNE CONHECIMENTO, SAÚDE E DIVERSÃO NO PARQUE MUNICIPAL JOSEPHA COELHO, EM PETROLINA-PE 🏃🏽

O Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina-PE, foi o palco de uma divertida e inovadora corrida, que não só promoveu a atividade física, mas também proporcionou uma imersão no conhecimento socioambiental deste importante espaço. A iniciativa, idealizada em prol do meio ambiente e da saúde, aconteceu em 7 de novembro de 2023 e reuniu participantes em uma jornada que combinava exercício físico e exploração dos pontos históricos do parque.

Organizada em equipes, a corrida apresentava um formato diferente de ser realizada: cada grupo tinha como desafio resolver perguntas sobre a história e elementos ambientais do Parque Josepha Coelho. Ao responder corretamente, a equipe partia em uma corrida conjunta até o ponto do parque relacionado à questão e tirariam foto do grupo com a determinada resposta, combinando aprendizado e atividade física em um só percurso.

Essa iniciativa foi promovida por integrantes do Programa Escola Verde (PEV) em colaboração com os alunos da disciplina eletiva “Esporte e Gestão Ambiental”, coordenada pelo professor Marcelo. Essa colaboração permitiu a união do exercício físico com o conhecimento da história do Parque, incentivando a prática esportiva, testando conhecimentos socioambientais próprios do local e despertando capacidade de resolução de tarefas em curto tempo.

Essa corrida ecológica não apenas redefiniu como encaramos o exercício físico, mas também se tornou uma inspiração de como o conhecimento pode ser aliado à prática, transformando uma corrida comum em uma aventura ecoeducativa.

Por Pablo Wilker
Categoria: Educação Ambiental