ATIVIDADE DE COMPOSTAGEM É FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZA INTEGRANTES DO PEV DURANTE ÚLTIMOS MESES 🍌

Com o crescente reconhecimento da importância da sustentabilidade ambiental, o Programa Escola Verde (PEV) destaca-se como uma iniciativa que não apenas promove a consciência ambiental entre os discentes, mas também incentiva práticas concretas de preservação. No âmbito de suas atividades, a compostagem emerge como uma ferramenta fundamental para a educação ambiental e o cuidado com o meio ambiente.

A compostagem não só reduz a quantidade de resíduos orgânicos, mas também demonstra a importância de fechar o ciclo dos materiais, promovendo a geração de adubo orgânico para a manutenção de hortas e jardins escolares ou residenciais. Essa prática não apenas demonstra o compromisso com a sustentabilidade, mas também educa os discentes sobre a importância da gestão adequada dos resíduos e do ciclo natural de decomposição, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Entre os mais de 10 integrantes participantes desse tipo de atividade, das cidades de Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Salgueiro-PE, Orocó-PE e outras, podem-se citar Lorena Lacerda, Igor Ronaldo, Isabella Alves, Lucas Rosendo, Diego Vitor, Samira Mel, Jefferson Felipe e Kelly Maria. Eles realizaram atividades como: confecção e manutenção de composteiras, adubação orgânica, coleta de materiais orgânicos e plantio de mudas nas suas residências.

Foi realizada ainda a colaboração com a cooperativa de reciclagem e compostagem “Mão no Lixo”, em Morro São Paulo, Cairu-BA, onde os valores convertidos na vendas dos recicláveis foram doados para a ONG Amparo Morro que cuida dos animais de rua que vivem na ilha.

Através desta atividade, o PEV não apenas cria um ambiente sustentável, mas também estabelece as bases para um futuro mais verde e saudável para todos. Com isso, o programa reforça sua posição como um modelo a ser seguido, inspirando outras instituições a adotarem práticas de preservação ambiental similares, em busca de um futuro mais promissor e sustentável para as próximas gerações.

Por Bruno Soares Dias
Categoria: Compostagem