PRODUÇÃO DE VASSOURAS A PARTIR DE GARRAFAS PET MOBILIZA MULHERES EM ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA DE SENHOR DO BONFIM (BA)

O Programa Escola Verde (PEV) participa da associação quilombola Centro Social Urbano (CSU) do bairro Alto da Maravilha em Senhor do Bonfim-BA, onde os integrantes desenvolvem atividades diversas de coleta seletiva, reciclagem, educação ambiental e sustentabilidade.

No dia 13 de abril de 2023, por exemplo, a integrante Mirela da Silva Souza esteve presente na produção de pequenas vassouras a partir de materiais recicláveis. O treinamento para a produção é realizado no próprio local e no primeiro dia já é possível aprender e fazer uma vassoura.

A atividade mobilizou cerca de 10 mulheres no total, desde a coleta até a produção, no dia 13, e a destinação final com a venda. Segundo Mirela, para a produção de cada vassoura é retirada de 20 garrafas pets do meio ambiente.

O trabalho contempla todas as fases de produção: criar os pontos de coleta de garrafas pets e de óleo usadas, coletar e lavar as garrafas, filetar, amarrar dos fios, enrolar e colocar para assar, cortar e alinhar para então fazer a vassoura. Estas atividades são realizadas por mulheres da própria comunidade, alunas e professoras.

A fabricação das vassouras a partir de garrafas pets começou há cerca de um ano na associação quilombola. Atualmente, as dificuldades relatadas por estas mulheres é desenvolver a marca, fazer o marketing e inserir o produto no mercado. As vendas ainda são ocasionais em feiras.

Por Jucinara Coutinho
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem