AULAS DE REFORÇO TRABALHAM A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE DE FORMA LONGITUDINAL COM CRIANÇAS 👨🏽‍🏫

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano (2023), o integrante do Programa Escola Verde (PEV), Gabriel Campos, uniu a educação ambiental ao seu trabalho extra de professor de reforço junto a estudantes do ensino fundamental e alfabetização.

As aulas particulares são direcionadas a uma disciplina, nesses últimos meses a principal demanda esteve nas áreas de Português e Matemática. Ao longo das semanas ele pôde trabalhar de maneira longitudinal com os alunos e inseriu o meio ambiente nas atividades de apoio. Além disso, os materiais didáticos das escolas dos estudantes também foram aproveitados nesse sentido.

Como exemplo, com uma de suas alunas do 8º ano do Colégio Militar de Juazeiro esteve trabalhando temas como números decimais, equações, frações, potências e radiciação, dentro da matemática. Algumas atividades propostas foram calcular a diferença de gasto de água entre uma cidade e outra, a quantidade de água que um ser humano consome diariamente, semanalmente e mensalmente. São questões que envolvem a relação do homem com o meio ambiente, convidando a refletir sobre o desperdício e todos seus elementos relacionados.

Nas aulas de português, Gabriel trabalhou, com uma aluna do 8º ano e outro do 6º ano, atividades de escritas que envolviam o tema meio ambiente, como a importância dos rios para a vida na terra, o descarte adequado de lixo e a cultura indígena. Ao final ele fazia as correções direcionando para o que se pretendia – classes gramaticais, coesão e coerência, substantivos, textos narrativos etc.

Com alunos da alfabetização foi trabalhado histórias dinâmicas envolvendo meio ambiente e proposto desenhos sobre o cuidado com o planeta. Ao final, o professor sempre complementava com histórias para resumir o aprendizado, trazendo a importância do descarte correto de lixo, o acúmulo de plástico, a vida nos oceanos, entre outros. Em um dos encontros, Gabriel trouxe uma atividade sobre o sol e a sombra, onde foi feito um experimento para ver o movimento da sombra em relação ao sol, contextualizando com a importância de se cuidar do planeta.

Aulas particulares de reforço são uma boa oportunidade de trabalhar o tema meio ambiente de forma longitudinal. O exemplo de Gabriel mostra que pode ser simples trabalhar esses temas e desenvolver um senso de preocupação com a natureza nas crianças.

Por Yan de Castro
Categoria: Educação Ambiental, Matemática Ambiental