EDUCAÇÃO AMBIENTAL INSERIDA EM ATIVIDADES SIMPLES: ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL RECEBEM PEV 🎨

Nos últimos dias 09 e 28 de fevereiro de 2023 a Escola Municipal Moisés Barreto dos Santos recebeu o Programa Escola Verde (PEV), através da integrante Karla dos Santos Ferreira, para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental com as crianças da pré-escola I (pré I). Foram 15 alunos envolvidos.

O processo educativo nas pequenas crianças é fundamental para consolidar as bases de personalidade e de visão de mundo. Nesse sentido, buscar incentivá-las a ter um maior cuidado com o meio ambiente através de atividades lúdicas é um excelente meio de se construir essa conscientização ambiental. Atividades que envolvam reutilização de materiais recicláveis e desenhos que ilustram o cuidado e apreço com a natureza são exemplos que foram utilizados nesse contexto.

No dia 09, Karla se uniu à professora do pré I para executar uma brincadeira das emoções, utilizando copos descartáveis e figuras ilustrativas que as representavam. Nessa ação busca-se destacar na criança que a escola é um ambiente de felicidade, amizades e aprendizados, assim como a possibilidade de se utilizar algo que iria para o lixo (o copo) para algo divertido. O senso de reciclagem está sendo trabalhado.

Já no dia 28, a integrante desenvolveu uma atividade de pintura associado a uma breve explicação da importância de cuidado do meio ambiente e do desenho. Segundo ela, a pintura auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, desenvolve a criatividade e possibilita engajar as crianças em uma variedade de temáticas.

Esses são exemplos de como a educação ambiental pode ser inserida em atividades simples do dia a dia.

Por Yan de Castro
Categoria: Educação Ambiental