MAIS DE 20 ESTUDANTES VISITAM ECOTRILHA ‘TOCA DA ONÇA’ NA BAHIA 🌵

No dia 27 de novembro de 2022 o professor Marciano Carvalho, integrante do Programa Escola Verde (PEV), levou sua turma do Colégio Thierry Lins, de Campo Formoso-BA, para uma visita à Toca da Onça em Curral Velho, distrito de Campo Formoso. Foram mais de 20 estudantes que puderam contemplar as belezas mais originais da Caatinga e estudar o solo de calcário da região.

A caatinga (do tupi “mata branca”) é o único bioma exclusivamente brasileiro. Seu nome decorre da alusão à paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco. Ocupa uma área de cerca de 10% do território nacional. É um dos grandes biomas brasileiros mais fragilizados. Seu uso insustentável do solo e de recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, fazem com que ela esteja bastante degradada.

O professor Marciano é um grande entusiasta desse bioma e o trabalha muito dentro de sala de aula, incentivando seus alunos das mais diversas maneiras, incluindo com atividades em campo, que é particularmente marcante e divertida. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de pôr em prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, aprofundar os conhecimentos no bioma do semiárido e ser incentivados a pensar criticamente sobre a situação atual.

As características do bioma foram conhecidas após o desbravamento do interior nordestino. A região da faixa litorânea foi cenário do primeiro contato do português no país. Os sertões foram as principais áreas interioranas exploradas para produção de produtos primários no Brasil, permitindo a introdução de gado, consolidando o sistema econômico de produção do gado desde o século XVI.

Por Yan de Castro
Categoria: Educação Ambiental, Ensino, Trilha Ecológica