AMBIENTALIZAÇÃO EM ESCOLA ESTADUAL DE JUAZEIRO-BA TRAZ ÊNFASE NA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECURSOS HÍDRICOS 🚱

A ambientalização é um processo cada vez mais difundido nas escolas brasileiras, tendo em vista a necessidade de se inserir o meio ambiente nas práticas pedagógicas. Esse processo é um reflexo da Política Nacional de Educação Ambiental publicada em 1999 (BRASIL, Lei 9.795/99), no qual ficou instituída que a capacitação de recursos humanos em instituições de ensino deve ser voltada para a incorporação da dimensão ambiental na formação, especialização dos profissionais de todas as áreas.

Pensando nisso, o Programa Escola Verde (PEV) é uma grande base de ambientalização das escolas no país, provendo informações, rede de contatos e integrantes que viabilizam a internalização dessas práticas. É um processo contínuo e dinâmico, à medida em que novos membros vão chegando e expandindo o número de escolas que recebem atuações.

É o que aconteceu na Escola Estadual Rui Barbosa em Juazeiro-BA, que já recebeu o PEV anteriormente, mas volta a receber mais ativamente através da integrante Milleny Mikelly. Nos últimos dias 11 e 14 de outubro de 2022, a Milleny foi até a escola aplicar um questionário sobre a situação da escola diante da temática “Educação Ambiental com foco na sustentabilidade dos recursos hídricos” e promover uma palestra com uma turma do ensino fundamental sobre o mesmo tema. O questionário servirá para o planejamento de atividades futuras na escola e a palestra já é um pontapé inicial dessas atividades, dando ênfase, nessa introdução, aos recursos hídricos.

As atividades contaram com o apoio da coordenação pedagógica da escola e atingiram cerca de 20 alunos. Futuramente, com mais ações, atingirão muito mais.

Por Yan de Castro
Categoria: Ambientalização, Recursos Hídricos