FAZENDO ARTE COM SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA: PROJETO DESENVOLVE ÁREA DE CONVIVÊNCIA EM ESCOLA DA BAHIA 🎨🛴

A arte não possui uma definição única e muito menos função única. Não existe uma resposta fechada para dizer o que é arte ou qual sua função. Ela pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Em relação com o meio ambiente ela pode se apresentar de diversas formas, desde o ativismo até o embelezamento e acessibilidade, pois ela impulsiona os processos de percepção, sensibilidade, cognição, expressão e criação.

Nesse sentido, o projeto “Fazendo Arte com Sustentabilidade e Cidadania”, liderado pelo artesão e integrante do Programa Escola Verde (PEV) Adriano de Paula, vem desenvolvendo, nos últimos meses, áreas de convivência e de lazer para embelezar e tornar mais funcional espaços livres de escolas públicas através da arte ambiental.

A última escola beneficiada foi a Escola Municipal Perpétua do Socorro localizada na Fazenda Sussuarana, no distrito Pilar da cidade de Jaguarari – BA. A atividade, que ocorreu entre julho e agosto de 2022, é uma iniciativa de Adriano, integrante do PEV, contou com a parceria de empresas privadas, da prefeitura municipal e da associação rural da cidade e reuniu cerca de 25 pessoas da comunidade e da própria escola.

Utilizando pneus usados e outros materiais reciclados, foi desenvolvido um espaço colorido, onde as crianças podem correr, brincar e se divertir. A área aproveitada irá gerar um bem-estar nos educandos, promovendo uma interação rica entre os alunos e o meio ambiente, extrapolando os aprendizados das salas de aula.

Por Yan de Castro
Categoria: Arte Ambiental, Reciclagem, Sustentabilidade
Fonte: SANTOS, M. Arte e meio ambiente: grandes vertentes. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/arte-e-meio-ambiente/>.